MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Mulheres e meninas falam sobre o cenário e o papel feminino na ciência

Sexta-feira, 8 de março de 2024

Ciência é lugar de quem? Comunidade cefetiana fala sobre o “Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências” e o “Dia Internacional das Mulheres”

Nos meses de fevereiro e março, são celebradas duas datas importantes para a diversidade na ciência: o “Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências” (11 de fevereiro) e o “Dia Internacional das Mulheres” (8 de março). As datas buscam parabenizar a resistência das mulheres e contribuir para dar visibilidade aos esforços necessários para que números sobre a temática sejam menos vergonhosos: de acordo com a ONU e a Unesco, as mulheres representam menos de 30% dos pesquisadores no mundo. 

Diante desse cenário, pesquisadoras do CEFET-MG falam sobre as alegrias e os dissabores enfrentados durante as atividades científicas e apontam caminhos possíveis para um cenário mais diverso no mundo da ciência.

“Este dia é essencial para destacar as valiosas contribuições das mulheres para o avanço da ciência e abordar acerca dos desafios enfrentados por elas nesse meio, como a subrepresentação, disparidades salariais e falta de reconhecimento. E para superar essas questões, é necessário esforços coordenados abrangendo desde políticas institucionais até mudanças culturais na sociedade. Para mim, ser uma mulher em um ambiente predominantemente masculino representa um grande desafio, mas acredito que, com o tempo e maior conscientização, esse cenário irá se transformar.”
Gabrielle Carvalho
Estudante de Engenharia Química (Contagem)

“Por muito tempo, a sociedade ditou que mulheres e meninas tinham um papel específico a cumprir, mas a quebra desses paradigmas permitiu que fôssemos além. Como negra e estudante em uma instituição pública, tive oportunidades que me permitiram atuar e contribuir em diversos projetos, mas não precisamos voltar muitas décadas para irmos para uma época onde ter mulheres estudiosas e independentes jamais seria um cenário possível. Por isso é tão importante dar voz e espaço para as mulheres e meninas que têm tanto a contribuir com o desenvolvimento e a educação.”
Nicoly Santos
Estudante de Letras – Tecnologias de Edição (Nova Suíça – BH)

“Por muito tempo, os espaços de educação e do trabalho foram negados às mulheres. Mais que uma data para destacar o papel de meninas e mulheres no avanço da ciência, é também um convite às jovens e adolescentes a conhecerem e seguirem as áreas que ainda carecem de representatividade feminina. É o momento em que falamos das conquistas, pensamos nas políticas públicas que garantem espaços de equidade social nas carreiras científicas e tecnológicas, estimulamos o protagonismo e a liderança feminina, e principalmente, inspiramos e fortalecemos umas às outras.”
Thabatta Moreira
Professora do Departamento de Informática, Gestão e Design (Divinópolis)

“Como mulher na Engenharia, vejo diariamente os desafios que enfrentamos na pesquisa que vão desde estereótipos de gênero até falta de representatividade. Lutamos para sermos reconhecidas e valorizadas em um campo predominantemente masculino. Mas cada avanço é uma vitória que inspira mais mulheres e meninas a seguirem na ciência.”
Carolina Menezes
Estudante de Engenharia de Controle e Automação (Leopoldina)

“Essa é uma data muito importante, pois conscientiza sobre a necessidade de igualdade de gênero e inspira meninas a seguir carreiras científicas. Além disso, promove igualdade de oportunidades para mulheres, enfatiza a importância da diversidade no avanço científico e traz reconhecimento para o trabalho das mulheres nas áreas da ciência. Muitas mulheres enfrentam a falta de representação e preconceitos de gênero nestas áreas, por isso é de extrema importância continuar lutando pela igualdade de oportunidades e pelo reconhecimento do trabalho das mulheres e com isso seria fundamental implementar políticas de igualdade de gênero.”
Jhennifer Souto
Estudante do curso técnico de Estradas (Nova Suíça – BH)

Acesse a edição 27 do Jornal Diagrama no site da Secretaria de Comunicação Social (SECOM).

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM / CEFET-MG