CEFET-MG

Apresentação

fotos

Apresentação

O curso técnico em Controle Ambiental está inserido no eixo tecnológico Ambiente e Saúde. O curso aborda questões sobre redução de impactos ambientais, gerenciamento de dados ambientais e poluição e análises químicas, físico-químicas e microbiológica. Abrange estudos das tecnologias sustentáveis, racionalização dos recursos naturais e acompanhamento da melhoria da qualidade ambiental.
O curso conta com laboratórios de análises químicas, físico-químicas e microbiológicas, além de acervo bibliográfico atualizado. Os alunos realizam visitas técnicas que propiciam vivência do que é ensinado em sala de aula e do campo de atuação da sua profissão.

Objetivo do curso

Formar técnicos capazes de propor ações para minimizar os impactos ambientais provocados pelos processos produtivos e atuações antrópicas; gerenciar dados ambientais desde a coleta até a análise; atuar nos processos físico-químicos e microbiológicos nos tratamentos de efluentes, afluentes e resíduos sólidos, além de atuar como agentes na educação ambiental.

Perfil do profissional

Propor medidas para redução dos impactos ambientais já degradados; controlar processos produtivos; identificar o potencial poluidor nos processos produtivos; gerenciar e monitorar processos de coleta, armazenamento e análise de dados ambientais em estação de tratamento de efluentes, afluentes e resíduos sólidos; executar análises físico-químicas e microbiológicas nas estações de tratamento de efluentes, afluentes e resíduos sólidos; avaliar as intervenções antrópicas e utilizar tecnologias de prevenção, correção e monitoramento ambiental; realizar levantamentos ambientais; realizar campanhas de monitoramento e educação ambiental.

Campo de atuação

- Estações de monitoramento e tratamento de efluentes, afluentes e resíduos sólidos;
– Aterros sanitários;
– Empresas de gestão da qualidade ambiental;
– Empresas e instituições de manejo de bacias hidrográficas e conservação de nascentes;
– Laboratório de análises ambientais e de saúde pública.

Formas de Oferta
Integrado, em 3 anos, diurno.

Unidade
Contagem

Notícia
Formação transdisciplinar diferencia alunos do técnico em Controle Ambiental