MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Sábado letivo (11/11) – Conversando com quem escreve

Sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Horário: 10:00-12:40h.
Professores responsáveis: Beatriz Gontijo Campos, Cândido Samuel Fonseca de Oliveira, André de Souza Pinto, Matheus Luz Rocha e Carlos Alberto Salazar Mercado. 
Turmas convidadas: Todos os alunos dos cursos técnicos em Controle Ambiental, Eletroeletrônica e Informática.

Abertura – 10h 
Convidada: Mhorgana Alessandra
Mhorgana Alessandra, nome artístico de Alessandra Hypolita Drumond Valle, é mineira, editora, quadrinista, escritora e roteirista. Formada e licenciada em Psicologia e Letras, Mestra e Doutoranda em Literatura. Como pesquisadora, articula temas que exploram a interseção entre quadrinhos, psicologia e psicanálise. É vice-presidente da Academia Mineira de Belas Artes, editora de “A Arte do Terror” e idealizadora e editora dos selos em quadrinhos “Terror em Nanquim” e “Mhoema”. Publicou livros e capítulos, contos premiados em antologias, artigos em sites e revistas e as premiadas HQ’s “Histórias para não dormir”, “Silentium” e “Terror em Nanquim”.

Título: O incrível universo dos quadrinhos brasileiros

Descrição: Mhorgana Alessandra, premiada quadrinista brasileira, vai falar sobre a história dos quadrinhos no Brasil, mostrando como há muito desse universo para ser desvendado. A autora convidada passará por temas como os mais famosos quadrinistas brasileiros, a reinvenção da Maurício de Sousa Produções, as mulheres nos quadrinhos e, finalmente, pelos quadrinistas brasileiros que fazem sucesso pelo mundo e nem imaginamos – como o atual roteirista de Batman!

Segunda fala – 11h
Convidada: 
Ana Elisa Ribeiro

Ana Elisa Ribeiro é professora titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG. É doutora em Linguística Aplicada pela UFMG. Tem mais de trinta livros publicados, entre os quais os mais recentes: Menos ainda (poemas, Impressões de Minas, 2022), Causas não naturais (contos, Autêntica Contemporânea, 2023) e E a princesa não queria casar (narrativa juvenil, Yellowfante, 2023). Recebeu alguns prêmios por sua obra, entre eles o Jabuti de 2022 pelo livro Romieta & Julieu (RHJ, 2021). 

Título: Ler, escrever e respirar: vida de escritora

Descrição: Neste bate-papo, vou contar minha trajetória de escritora desde a escola básica até os dias atuais. É desde essa época que venho persistentemente escrevendo e publicando livros, e nos últimos tempos com mais alcance. As condições nunca são as ideais, mas quem gosta de ler e escrever sempre dá um jeito. Será que todo mundo gosta? Tem idade para gostar? Como se faz um livro? Responderei também às questões propostas pelos estudantes.