MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Comunidade escolar narra sua experiência no aniversário da Instituição

Sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Estudantes e servidores dão seus depoimentos sobre o aprendizado, as oportunidades de crescimento e o ambiente acolhedor proporcionado pelo CEFET-MG

Primeiro prédio que abrigou a Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais

Durante os 112 anos de atuação na educação profissional e tecnológica, comemorados no dia 8 de setembro, o CEFET-MG passou por várias transformações, formou milhares de estudantes nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação, produziu inúmeras pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento e realizou diversas atividades de extensão voltadas às comunidades externas. Pela Instituição passou um sem-número de pessoas, entre alunos e servidores, de maneira que são muitas histórias e experiências para compartilhar. Dos mais antigos frequentadores aos mais novos.

É o caso da técnica administrativa Cíntia da Silva, recém-chegada. Ela trabalha no campus Nova Suíça (BH) há um mês e meio e espera contribuir com a sua experiência e adquirir novos conhecimentos. “Quando saiu o edital do concurso, resolvi me inscrever porque estava em busca de uma oportunidade de trabalho que me possibilitasse fazer um mestrado na minha área de formação, Ciências Contábeis. Trabalhar aqui é uma forma que encontrei de retribuir à formação que tive na universidade pública, porque sei que ela é capaz de transformar a vida das pessoas”, afirma Cíntia.

As transformações são muitas para aquele que escolhe o CEFET-MG para estudar. Átila Melo, do curso Técnico em Informática, campus Timóteo, sabe muito bem o que é isso: “O CEFET-MG é uma grande família, onde você se conecta, amadurece e aprende. Não é somente uma universidade, é uma oportunidade e um ambiente único para se desenvolver em conjunto com professores extremamente qualificados e uma comunidade extensa e apoiadora”.

Átila aponta os fatores fundamentais para o seu crescimento, como as atividades extracurriculares, participação de equipes de competição em diversas áreas, iniciação científica e projetos de extensão. “Toda a estrutura oferecida permite ao estudante se desenvolver não só academicamente, mas aprender habilidades essenciais para um mundo moderno e conectado”, conclui.

O aluno Edson Júnior, da Engenharia de Transportes, campus Nova Suíça (BH), compartilha da mesma opinião e tenta aproveitar todas oportunidades que a Instituição oferece. “O CEFET-MG representa hoje quase todo meu cronograma diário: atuo como bolsista de projeto de extensão, atual capitão administrativo da equipe de nano satélites Cefast Aero Space, diretor de logística da Atlética e bolsista de idiomas”, explica. Ele ainda destaca a atuação do corpo docente, técnicos administrativos e terceirizados. “Agradeço pelo fato de estudar na Instituição pública e de qualidade, que me abriu as portas. Estou no mercado de trabalho desde o 1º período, obtendo experiências em empresas renomadas”, completa.

Sinta-se acolhido(a)

Mais que um local de aprendizado, aquele que passa pelo CEFET-MG em pouco tempo se surpreende com o ambiente acolhedor e propício para amizades. Warley Souza, aluno da Engenharia de Computação, campus Timóteo, é uma dessas pessoas. “É um ambiente ímpar para fomentar amizades que vão para fora das fronteiras do campus. Me senti acolhido desde as primeiras vezes que o frequentei, primeiro como membro do projeto de extensão ‘Astronomia no Vale do Aço’, depois como aluno. Conheci pessoas que levo na vida como melhores amigas”, conta Warley.

Esse ambiente acolhedor é reforçado pelo professor do campus Nepomuceno Alexandre Vaz, um dos primeiros a ingressar no campus, há 15 anos.  Docente do técnico e da graduação, vivenciou diversas transformações em relação à infraestrutura, ambiente de trabalho, organização e atuação como professor. Segundo Alexandre, o CEFET-MG favorece o crescimento e o desenvolvimento nas áreas de formação. “A Instituição me trouxe grande realização ao longo desses anos. Apesar das dificuldades e desafios, encontrei um ambiente ideal para desenvolver vários trabalhos de iniciação científica com os alunos. Isso devido às condições excelentes, o que permite que o trabalho docente possa extrapolar a teoria em sala de aula. Tudo isso, gera em mim muito orgulho de fazer parte desta história”, comemora.

Orgulho que se estende para Rafael Gonçalves, aluno da primeira turma do Mestrado Profissional em Automação e Sistemas, campus Leopoldina. Ele viu uma oportunidade de aproximar seus conhecimentos como engenheiro ao meio acadêmico. “Minha história com o CEFET-MG é recente, muito focada nesse momento de aproximação do meio acadêmico com a atuação prática. Para a gente que está na indústria, é muito importante essa aproximação e troca de experiência com o meio acadêmico”, conclui Rafael.

CEFET-MG em números (2021)*

Campi em Minas Gerais: 11

Números de alunos matriculados:
Cursos técnicos 7.568
Graduação 6.939
Pós-Graduação 1.257

Ações de Extensão realizadas: 179

Estudantes atendidos por Programas de Bolsas: 4.849

* Dados obtidos no Relatório de Gestão 2021

Linha do tempo

1909 – Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais
1941 – Liceu Industrial de Minas Gerais
1942 – Escola Técnica de Belo Horizonte
1969 – Escola Técnica Federal de Minas Gerais
1978 – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Acesse a exposição virtual “Memória CEFET-MG: espaços, trajetórias e práticas” e conheça os espaços arquitetônicos da Instituição desde 1910, as práticas escolares, as vivências e trajetórias da comunidade escolar ao longo de uma história centenária.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG