MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Edital seleciona estudantes da Rede Federal para intercâmbio no Japão

Sexta-feira, 15 de julho de 2022

O objetivo do Sakura SHSP é promover o intercâmbio de curta duração (7 dias) para estudantes brasileiros no Japão

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou a Chamada Pública para seleção de estudantes para participação no Sakura Science High School Program (Brazil), um programa de intercâmbio de curta duração no Japão.

Pode participar da seleção estudante de ensino médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.  O intercâmbio será realizado no período de 6 a 12 de novembro de 2022 e os(as) estudantes selecionados(as) serão acompanhados(as) por dois servidores(as) da Rede Federal, que serão selecionados(as) em processo específico.

Inscrições e documentação

Para participar, o candidato deve submeter sua inscrição exclusivamente por meio do formulário de inscrição devidamente preenchido, até 23h59, horário de Brasília, do dia 31 de julho de 2022, data-limite para envio de inscrições, conforme cronograma do Edital Conif/AI nº 14/2022.

Para a obtenção da carta de anuência (Anexo II do Edital, conforme itens 4.g e 5.c), o(a) estudante deverá solicitar o documento à Secretaria de Relações Internacionais da Instituição. Em seguida, encaminhar toda a documentação solicitada no item 5.1 do Edital.

Vagas e subsídios à participação

Serão selecionados(as) até três estudantes com matrícula ativa em cursos técnicos integrados ao ensino médio da Rede Federal. Será selecionado(a) apenas um(a) estudante por instituição.

A Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (Japan Science and Technology Agency – JST) providenciará para os(as) estudantes selecionados bilhetes aéreos internacionais (classe econômica, a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos); acomodação, alimentação e transporte terrestre no Japão para o período de duração do intercâmbio;
seguro-viagem; e visto japonês.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação, por sua vez providenciará para os estudantes selecionados bilhetes aéreos para os trechos nacionais (da cidade de origem até o Aeroporto Internacional de Guarulhos e vice-versa) e emissão do passaporte.

Leia o Edital Conif/AI nº 14/2022.

Conif, com edição da Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG