MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Projetos de extensão do CEFET-MG dão consultoria a micro e pequenas empresas

Quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Seis projetos, selecionados no edital “IF Mais Empreendedor Nacional”, estão apoiando empresas afetadas pela pandemia da COVID-19

Seis projetos de extensão do CEFET-MG estão ajudando micro e pequenas empresas (MPEs) e empreendedores individuais (EIs) que foram afetados negativamente pela pandemia da COVID-19. Os projetos foram selecionados em edital da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário e compuseram a proposta institucional enviada para o programa “IF Mais Empreendedor Nacional”.

Os projetos estão atendendo, desde junho, MPEs e EIs das cidades de Arcos, Belo Horizonte, Betim, Carmo do Cajuru, Contagem, Divinópolis, Ibirité, Itabira, Leopoldina, Nepomuceno, Nova Lima, Santa Luzia, São Sebastião do Paraíso, Varginha e Três Pontas, com consultorias gratuitas e apresentação de soluções, baseadas em conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos.

De acordo com a coordenadora institucional do programa no CEFET-MG, Silvana Alves, cada um dos projetos receberá um total de R$20.700,00, referente ao custeio de bolsas durante seis meses. “Selecionamos no edital interno projetos dos campi Belo Horizonte, Contagem, Divinópolis, Leopoldina e Varginha”, explica Silvana. “São 36 estudantes bolsistas, 4 estudantes voluntários, 14 servidores e 49  MPEs e EIs envolvidos”.

Conheça os projetos selecionados:

“(Re) Pensando e (Re) Modelando o Negócio de  Empreendedores da Sociedade de Amigos Artesãos de Leopoldina (SAAL)” – campus Leopoldina, coordenado pelo servidor Rodrigo Sales. Visa ajudar os artesãos a remodelarem o atual modelo de negócio e a forma de atuação, identificar processos do negócio que possam passar por uma digitalização e criar uma plataforma/aplicativo que permita às empresas apoiadas colocarem as estratégias de marketing digital e e-commerce em prática.

“A Química da Kombucha – Rede de apoio ao microempreendedor mineiro da kombucha” – campus Contagem, coordenado por Thiago Cunha. Almeja capacitar os empreendedores apoiados na produção de kombuchas, apresentar técnicas de fermentação em escala industrial, prestar serviços de análises físico-químicas e microbiológicas dos produtos e dar visibilidade à kombucha, que é um produto que estimula o consumo sustentável e de produtos naturais.

“Melhoria contínua aplicada para micro e pequenas empresas do setor de alimentos e bebidas da Região Metropolitana de Belo Horizonte” – campus Nova Suíça (Belo Horizonte), coordenado por Gabriel Nascimento. Busca auxiliar as empresas do ramo industrial alimentício e de bebidas com uma consultoria técnica e gerencial, de forma a reestabelecer os negócios de maneira competitiva no mercado, diante das limitações impostas pela pandemia da COVID-19.

“Mercado Local” – campus Divinópolis, coordenado por Eduardo Maia. Busca promover a integração do negócio físico das empresas apoiadas ao e-commerce. A equipe promoverá treinamentos em estratégias de marketing digital e na utilização de uma plataforma que será desenvolvida dentro do projeto.

“Estratégias de comércio em tempos de pandemia do COVID- 19” – campus Varginha, coordenado por Lázaro da Silva. Tem o objetivo de aplicar ferramentas digitais de comércio, prestação de serviços e marketing nas empresas participantes, para que consigam alavancar seus negócios.

“Consultoria e Curso Prático de Internet das Coisas e Novas Tecnologias” – campus Nova Gameleira (Belo Horizonte), coordenado por Sílvia de Albuquerque. Prestará consultoria na aplicação de tecnologias de Internet das Coisas (IoT) nos negócios das MPEs e EIs apoiadas pela equipe.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG,
com informações da Coordenação de Inovação e Empreendedorismo/DEDC