MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Inaugurada, nova sede reafirma compromisso com educação qualificada

Sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

A partir do segundo semestre de 2020, o campus deverá contar com dois cursos de graduação: Engenharia Química e Engenharia da Energia

O sentimento coletivo de vitória marcou a solenidade de inauguração da sede própria do campus Contagem, na manhã desta quinta-feira (19). Representantes do poder público, de outros campi do CEFET-MG e da comunidade do município estiveram presentes.

contagem_destaqueO diretor do campus Contagem, professor Gustavo Menezes, deu início ao evento relembrando a história da Instituição na cidade, que teve início em 2011 com a autorização de funcionamento concedida pelo MEC. Segundo ele, vários obstáculos foram vencidos desde então, inclusive o do espaço físico insuficiente. “Muito mais do que uma entrega formal do novo campus, fica, a partir desse momento, um compromisso ainda maior de oferta de ensino e pesquisa qualificados”, afirmou.

A deputada federal Marília Campos se mostrou sensibilizada pelo fato de a comunidade cefetiana se sentir parte integrante da construção desse projeto. A parlamentar cumprimentou nominalmente a diretora-adjunta do campus, Luana Braga, e o estudante de Informática e presidente do Grêmio Estudantil, Lucas Assunção Costa, representando os demais membros da Instituição. “É importante contar essa história, que foi construída com muita luta e por muitas pessoas. Já estive em várias solenidades no campus, mas essa conquista, fruto do trabalho coletivo realizado, representa um dia especial de celebração”, comemorou. Para Marília, “equipamento público bom é quando oferece oportunidades para que os jovens atuem na mudança da realidade social”.

O diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do MEC, professor Tomás Dias Sant’Ana, informou que a pasta terá um olhar atento para contribuir com o processo de consolidação do campus, atendendo às demandas prioritárias de forma a preparar os estudantes para a indústria 4.0, voltada para automação e a aplicação de novas tecnologias nos processos produtivos.

O diretor-geral do CEFET-MG, Flávio Santos, completou dizendo que o papel da Instituição tem sido o de fomentar o desenvolvimento local e regional e os indicadores têm deixado claro que a função, como Instituição de referência, tem sido cumprida. “Teremos, provavelmente no segundo semestre no ano que vem, a graduação em Engenharia Química e, em seguida, em Engenharia da Energia, aliando os projetos pedagógicos às profissões do futuro”, garantiu.

Compuseram a mesa da solenidade, o diretor do campus Contagem, professor Gustavo Menezes; diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do MEC, professor Tomás Dias Sant’Ana; diretor-geral do CEFET-MG, Flávio Santos; a deputada federal, Marília Campos, a vice-diretora do CEFET-MG, professora Celeste Costa; e a diretora-adjunta do campus Contagem, Luana Braga. Após a solenidade, os presentes participaram de uma visita guiada pelas instalações do campus.

 

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG