MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Alunos do Campus Contagem classificados para etapas da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL)

Quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Os alunos Augusto Guerra e Samuel Gonçalves, do Curso Técnico em Eletroeletrônica, foram classificados para a 1ª e 2ª etapas da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), dedicada aos 110 anos de imigração japonesa e intitulada de Yora (“nós” em Japonês). Com o objetivo de divulgar a ciência que estuda o funcionamento de todas as línguas humanas, o exame é dividido em duas categorias: para estudantes do ensino fundamental/do ensino médio e para o público geral.

No decorrer das aulas de Redação e Estudos Linguísticos I, Augusto Guerra, Samuel Gonçalves e os demais alunos dos 1º anos do Campus Contagem foram estimulados, por meio de diversas atividades, a visitar o site da OBL, resolver questões de edições anteriores e, ao final, realizar a inscrição de forma espontânea para participação na primeira fase online da Olimpíada.

“Gosto muito da parte lógica das línguas e de como variam em diferentes culturas. Quando a professora, Suelen Érica, nos apresentou a proposta das atividades retiradas de provas anteriores da OBL escolhi logo o problema que mais envolvia lógica e matemática para ser solucionado. Gostei muito de participar das duas primeiras fases da Olimpíada, as questões foram bem desafiadoras, principalmente as da segunda fase, discursivas e que envolviam raciocínio lógico. Acredito que realizar as avaliações foi uma forma de adquirir mais conhecimento sobre culturas e línguas, tendo em vista que os enunciados de todas as questões possuem uma espécie de “Background”. Sei que ainda tenho muito o que aprender, mas com certeza a OBL foi uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento.”, afirma Augusto Guerra.

A primeira fase consistiu em uma prova online de 24 problemas autossuficientes de Linguística, de múltipla escolha, realizada através do site ou do app da OBL. Augusto Guerra e Samuel Gonçalves acertaram dois terços da prova e passaram para a segunda etapa, presencial e composta por seis problemas discursivos e clássicos de Linguística.

O aluno Samuel Gonçalves recebeu medalha Insígnias de Pergaminho e irá participar, em abril de 2019, da 3ª fase da OBL, a Escola Linguística de Outono (ELO), evento de uma semana e que reúne jovens de todo o Brasil, com palestras, prova escrita, rolezinho linguístico, debates, além da seleção para a Olimpíada Internacional de Linguística (OIL).

“Eu participei dessa edição da Olimpíada de Linguística pelo interesse que eu tive em resolver os problemas que a professora trouxe para a sala. Foi uma experiência bem legal e muito simples de participar, já que a primeira parte é online. Mas não só isso, os problemas têm muitas vezes relações com outras áreas de saber, como a Geografia ou a Matemática, o que deixa as questões mais interessantes e desafiadoras. Quanto mais você sabe, mais divertido é resolvê-las. Eu tenho expectativas bem altas para a 3ª fase, a Escola de Linguística de Outono, e pretendo participar novamente”, diz Samuel Gonçalves.