MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Encontro de docentes discute avanços e mudanças da pós no CEFET-MG

Quarta-feira, 28 de junho de 2017

O 9º Encontro dos Docentes da Pós-Graduação, organizado pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPGG), reuniu, no Canto da Siriema, Jaboticatubas, de 20 a 22 de junho, professores dos programas de mestrado e doutorado do CEFET-MG. O objetivo foi avaliar as atividades realizadas, bem como propor avanços na pós-graduação stricto sensu da Instituição, melhorias e mudanças que favoreçam o trabalho dos professores.

Na abertura, o diretor-geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos, ressaltou alguns avanços, como a implantação de novos cursos, além de desafios e expectativas para a pós-graduação. “Conseguimos, recentemente, dois novos cursos, o mestrado em Química em Rede e o doutorado em Engenharia Civil. Esperamos implantar novos programas para o ano que vem e novas possibilidades de projetos em conjunto”, afirmou. O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Conrado Rodrigues, e o diretor-adjunto, professor Rodrigo Cardoso, apresentaram dados dos cursos ofertados, explicaram o contexto atual da pesquisa, as perspectivas e as estratégias para a integração dos programas de pós-graduação existentes no CEFET-MG. “Temos capacidade de formação de recursos humanos em mais alto nível, e isso nos dá subsídios para crer que podemos continuar tendo melhor qualidade dos programas”, ressaltou Conrado.

O encontro

O primeiro dia de programação foi dedicado à apresentação do panorama da pesquisa e pós-graduação no Brasil e também no CEFET-MG. No segundo dia de evento, o painel inicial tratou da comunicação científica. O painel foi conduzido pelo professor Ildeu de Castro Moreira, vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Dentre outros cargos, ele ocupou o posto de diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação entre os anos de 2004 a 2013. O professor apresentou a importância e o panorama da divulgação científica como meio de impulsionar a pesquisa e pós-graduação.

Dentro dessa temática, a jornalista da Fapemig Vanessa Fagundes apresentou as ações de comunicação em Minas Gerais e as atividades da Rede Mineira de Comunicação Científica, na qual o CEFET-MG integra. Em seguida, a coordenadora-geral de Divulgação Científica e Tecnológica do CEFET-MG, Sônia Miranda, e a jornalista Flávia Dias, da Secretaria de Comunicação Social, apresentaram as ações institucionais que estão sendo desenvolvidas e as propostas de trabalhos para aprimoramento da divulgação da ciência.

Para tratar do cenário da pesquisa e inovação do Brasil e as ações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para impulsionar as relações entre a academia e empresa, o convidado foi o professor Carlos Eduardo Pereira, diretor de operações da Embrapii. Na ocasião, o coordenador-geral de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual do CEFET-MG, professor Nilton Maia, apresentou as atividades realizadas pela Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT), e a diretora de Extensão e de Desenvolvimento Comunitário (DEDC), professora Giani David Silva, destacou as ações da diretoria.

O professor Sérgio Avelar, da Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), discorreu sobre a avaliação da pós-graduação, seus indicadores, contexto e o sistema nacional da pós e a forma como os indicadores traduzem a atual conjuntura brasileira na pesquisa acadêmica. Para encerrar, o presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela, destacou questões relacionadas à pesquisa em Minas e a importância da divulgação dos trabalhos dos docentes.

Participantes avaliam o Encontro

“A iniciativa da DPPG foi acertada e bem-sucedida pelo fato de ter proporcionado aos programas de pós-graduação do CEFET-MG a integração e a abertura de espaço para o diálogo sobre as questões atinentes à pós no Brasil e na realidade institucional. A escolha dos temas relacionados à iniciação científica, inovação e pesquisa e indicadores de avaliação proporcionou informações enriquecedoras comunicadas pelos convidados, o espaço de debate sobre assuntos relevantes para repensarmos nossas ações de trabalho e direcionamento de nossos planejamentos”. Coordenador do Mestrado em Educação Tecnológica, professor Irlen Gonçalves.

“O evento foi muito proveitoso, com uma sequência de palestras bem escolhidas, que enfatizaram o panorama da pós-graduação no país e o que podemos fazer nesse período de crise. Também destaco a oportunidade de discussão das demandas de cada programa com a diretoria do CEFET-MG”. Coordenadora do Curso de Química Tecnológica, professora Patrícia Patrício.

“O Encontro foi muito importante para que os docentes fizessem uma parada em suas atividades e tivessem a oportunidade de discutir temas ligados à pesquisa não discutidos no dia a dia. A questão da comunicação científica me mostrou o quão necessário é que a academia consiga expor para a sociedade as perspectivas e os resultados das pesquisas financiadas por ela, pois somente assim conseguiremos mostrar como podemos transformar a realidade social e econômica do país. Além disso, considerei relevante a discussão sobre a aproximação dos pesquisadores com a iniciativa privada para a produção de ciência aplicada visando a geração de tecnologia e inovação. O evento também se mostrou uma ótima oportunidade para o fortalecimento das relações pessoais, e um exemplo disso está sendo a cooperação entre coordenadores dos programas.” Coordenador do Curso de Engenharia de Energia, professor Frederico Romagnoli.

Fotos do evento

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG