MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Unidade Contagem

O CEFET-MG é uma instituição de ensino profissional e técnica centenária, com sua origem no Decreto nº 7.566, assinado pelo Presidente Nilo Peçanha, em 23 de Setembro de 1909. 

Durante sua trajetória,  recebeu diversas denominações, como:

1909 – Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais

1941 – Liceu Industrial de Minas Gerais

1942 – Escola Técnica de Belo Horizonte

1969 – Escola Técnica Federal de Minas Gerais

1978 – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais 

Com a mudança das denominações, vieram também as mudanças na educação oferecida pelo CEFET-MG, que esteve  em constante diálogo com o contexto social, assim:

Das primeiras aulas voltadas à capacitação quase artesanal na Escola de Aprendizes Artífices, nossos cursos acompanharam a crescente industrialização nacional, e hoje abarcam setores de serviço, novas tecnologias e preocupações sociais” (CEFET/MG, s.d).

De estrutura multicampi, 11 ao todo, o CEFET-MG é a maior instituição de Ensino Profissional e Tecnológico de Nível Médio e Superior do Estado de Minas Gerais.  Neste contexto, leva às cidades onde estão instalados, um ensino gratuito e de qualidade, e desta forma qualificando e suprindo as necessidades de mão de obra capacitada. 

Suas unidades estão em áreas com intenso desenvolvimento industrial, e neste contexto, surge a Unidade Contagem, também com parte da Segunda Fase do Plano de Expansão iniciada em 2007, pelo governo Federal, que tinha como objetivo “melhorar a distribuição espacial e cobertura das instituições de ensino e, consequentemente, ampliar o acesso da população à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país. (BRASIL, MEC, s.d). 

A Cidade de Contagem se localiza na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo privilegiada também pela proximidade a um grande pólo siderúrgico e a uma refinaria de petróleo. Seu mercado de trabalho vem se ampliando e exigindo uma melhor qualificação da mão de obra existente nos setores industriais e de serviços. 

Como consequência desta realidade, existe uma expressiva demanda por formação especializada, o que motivou e justificou a implantação de uma nova Unidade do CEFET-MG para atender ao grande contingente de candidatos ao ensino técnico de nível médio e ao ensino superior que procuram por vagas na rede de ensino e anseiam por uma formação profissional. 

A Unidade Contagem iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2012, oferecendo cursos de Informática, Eletroeletrônica e Controle Ambiental, ambos integrados e de nível médio. Após o processo seletivo, foram matriculados neste primeiro momento 120 alunos que tiveram suas primeiras aulas no Campus provisório, localizado na região da Cidade Industrial, na Avenida Doutor Antônio Chagas Diniz, 655, bairro Cidade Industrial, na Praça da Cemig, em um prédio cedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG até meados de 2018.

Entretanto, a unidade recebeu da Prefeitura de Contagem a doação de um terreno de 78.437,5 m2, localizado na Alameda das Perdizes, 61, no Bairro Cabral, onde o prédio oficial foi inaugurado em 19 de dezembro de 2019, como relatado na reportagem abaixo:

Fontes: 

BRASIL. CEFET/MG. História e Tradição. Disponível em: https://www.cefetmg.br/instituicao/historia/

BRASIL. MEC. Expansão da Rede Federal. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoes/expansao-da-rede-federal;

MINAS GERAIS. Contagem. LEI nº 4737, de 24 de junho de 2015. Metas e estratégias do PMG. Disponível em: http://www.contagem.mg.gov.br/estudacontagem/wp-content/uploads/2019/03/lei_047372015_pmecontagem.pdf

MINAS GERAIS. Contagem. Observatório Socioeconômico de Contagem. Disponível em: http://www.contagem.mg.gov.br/observatorio/visao-geral-do-municipio/

CEFET-MG inaugura oficialmente campus no bairro Cabral

Município estratégico para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Contagem inaugura oficialmente nesta quinta-feira (19/12/2019), às 10h, o campus do CEFET-MG no bairro Cabral. O terreno é o maior entre os campi da Instituição e está localizado em região com grande infraestrutura e em fase de crescimento e valorização.

contagem-500x250

Atualmente, cerca de 300 alunos estudam no campus, cujo terreno compreende 78.437,50 metros quadrados. A localização é estratégica, pois está próximo de empresas e indústrias, o que contribui para o fomento de ofertas de estágio e emprego, além de ser uma região calma e arborizada, que oferece espaço e tranquilidade para o desenvolvimento das práticas acadêmicas. “A finalização dessa obra é um momento feliz e uma conquista para o CEFET-MG e para o entorno, mas também representa uma responsabilidade para a Instituição na oferta de cursos de qualidade e na promoção da pesquisa, da inovação e do empreendedorismo no município”, avalia o diretor do campus, professor Gustavo Menezes.

Atualmente, são ofertados os cursos técnicos de Eletroeletrônica, Informática e Controle Ambiental, a pós-graduação em Engenharia de Software, além de ser polo do Ensino a Distância dos cursos de Eletroeletrônica, Informática para Internet e Meio Ambiente. Segundo Gustavo, há um projeto de curso superior em fase final de desenvolvimento, com a expectativa de início das atividades em 2020.

Estrutura

O campus possui prédio principal, portaria, estacionamento e campo de futebol. São 18 salas de aula, 20 laboratórios, biblioteca, auditório principal com 220 vagas, sala de conferências para 65 pessoas, além dos setores essenciais como serviço médico e odontológico, restaurante estudantil e salas administrativas.

O superintendente de Infraestrutura, Breno Mendes, explica que, a médio prazo, está prevista a construção do ginásio poliesportivo e, a longo prazo, a construção de um segundo prédio, que será destinado a abrigar salas e laboratórios para novos cursos. Gustavo explica que está previsto também a criação de uma estação ecológica para o desenvolvimento de pesquisa e de ações de conscientização ambiental.

A solenidade de inauguração contará com a presença do diretor-geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos; do diretor do campus Contagem, professor Gustavo Menezes; da deputada estadual Marília Campos, além de autoridades locais e da comunidade cefetiana.

Fotos da cerimônia podem ser acessadas aqui!

Redação – Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG