MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Unidade Contagem

campus_contagem

A implantação da Unidade Contagem, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), constituiu uma das ações previstas na fase II do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC).

A Cidade de Contagem se localiza na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo privilegiada pela proximidade a um grande polo siderúrgico e a uma refinaria de petróleo. Seu mercado de trabalho vem se ampliando e exigindo uma melhor qualificação da mão de obra existente, nos setores industriais e de serviços. Como consequência desta realidade, existe uma expressiva demanda por formação especializada, o que motivou e justificou a implantação de uma nova Unidade do CEFET-MG para atender ao grande contingente de candidatos ao ensino técnico de nível médio e ao ensino superior que procuram por vagas na rede de ensino e anseiam por uma formação profissional. Neste contexto, o funcionamento da Unidade Contagem foi autorizado pelo MEC em 2011, quando ocorreu o 1º processo seletivo para os cursos técnicos de nível médio. Os cursos ofertados são: Informática, Eletroeletrônica e Controle Ambiental, com entrada inicial de 40 alunos por turma. Em 2012 foram matriculados nessa Unidade 120 alunos, que iniciaram suas atividades acadêmicas ainda no primeiro semestre de 2012.

A Instituição funcionou provisoriamente na Avenida Doutor Antônio Chagas Diniz, 655, bairro Cidade Industrial, na Praça da Cemig, em um prédio cedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG até meados de 2018. Atualmente, o CEFET-MG Contagem está em pleno funcionamento no Alameda das Perdizes, 61 – Bairro Cabral.

CEFET-MG inaugura oficialmente campus no bairro Cabral

Município estratégico para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Contagem inaugura oficialmente nesta quinta-feira (19/12/2019), às 10h, o campus do CEFET-MG no bairro Cabral. O terreno é o maior entre os campi da Instituição e está localizado em região com grande infraestrutura e em fase de crescimento e valorização.

contagem-500x250Atualmente, cerca de 300 alunos estudam no campus, cujo terreno compreende 78.437,50 metros quadrados. A localização é estratégica, pois está próximo de empresas e indústrias, o que contribui para o fomento de ofertas de estágio e emprego, além de ser uma região calma e arborizada, que oferece espaço e tranquilidade para o desenvolvimento das práticas acadêmicas. “A finalização dessa obra é um momento feliz e uma conquista para o CEFET-MG e para o entorno, mas também representa uma responsabilidade para a Instituição na oferta de cursos de qualidade e na promoção da pesquisa, da inovação e do empreendedorismo no município”, avalia o diretor do campus, professor Gustavo Menezes.

Atualmente, são ofertados os cursos técnicos de Eletroeletrônica, Informática e Controle Ambiental, a pós-graduação em Engenharia de Software, além de ser polo do Ensino a Distância dos cursos de Eletroeletrônica, Informática para Internet e Meio Ambiente. Segundo Gustavo, há um projeto de curso superior em fase final de desenvolvimento, com a expectativa de início das atividades em 2020.

Estrutura

O campus possui prédio principal, portaria, estacionamento e campo de futebol. São 18 salas de aula, 20 laboratórios, biblioteca, auditório principal com 220 vagas, sala de conferências para 65 pessoas, além dos setores essenciais como serviço médico e odontológico, restaurante estudantil e salas administrativas.

O superintendente de Infraestrutura, Breno Mendes, explica que, a médio prazo, está prevista a construção do ginásio poliesportivo e, a longo prazo, a construção de um segundo prédio, que será destinado a abrigar salas e laboratórios para novos cursos. Gustavo explica que está previsto também a criação de uma estação ecológica para o desenvolvimento de pesquisa e de ações de conscientização ambiental.

A solenidade de inauguração contará com a presença do diretor-geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos; do diretor do campus Contagem, professor Gustavo Menezes; da deputada estadual Marília Campos, além de autoridades locais e da comunidade cefetiana.

Fotos da cerimônia podem ser acessadas aqui!

Redação – Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG