MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG inaugura oficialmente campus no bairro Cabral

Quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Município estratégico para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Contagem inaugura oficialmente nesta quinta-feira (19), às 10h, o campus do CEFET-MG no bairro Cabral. O terreno é o maior entre os campi da Instituição e está localizado em região com grande infraestrutura e em fase de crescimento e valorização.

contagem-500x250Atualmente, cerca de 300 alunos estudam no campus, cujo terreno compreende 78.437,50 metros quadrados. A localização é estratégica, pois está próximo de empresas e indústrias, o que contribui para o fomento de ofertas de estágio e emprego, além de ser uma região calma e arborizada, que oferece espaço e tranquilidade para o desenvolvimento das práticas acadêmicas. “A finalização dessa obra é um momento feliz e uma conquista para o CEFET-MG e para o entorno, mas também representa uma responsabilidade para a Instituição na oferta de cursos de qualidade e na promoção da pesquisa, da inovação e do empreendedorismo no município”, avalia o diretor do campus, professor Gustavo Menezes.

Atualmente, são ofertados os cursos técnicos de Eletroeletrônica, Informática e Controle Ambiental, a pós-graduação em Engenharia de Software, além de ser polo do Ensino a Distância dos cursos de Eletroeletrônica, Informática para Internet e Meio Ambiente. Segundo Gustavo, há um projeto de curso superior em fase final de desenvolvimento, com a expectativa de início das atividades em 2020.

Estrutura

O campus possui prédio principal, portaria, estacionamento e campo de futebol. São 18 salas de aula, 20 laboratórios, biblioteca, auditório principal com 220 vagas, sala de conferências para 65 pessoas, além dos setores essenciais como serviço médico e odontológico, restaurante estudantil e salas administrativas.

O superintendente de Infraestrutura, Breno Mendes, explica que, a médio prazo, está prevista a construção do ginásio poliesportivo e, a longo prazo, a construção de um segundo prédio, que será destinado a abrigar salas e laboratórios para novos cursos. Gustavo explica que está previsto também a criação de uma estação ecológica para o desenvolvimento de pesquisa e de ações de conscientização ambiental.

A solenidade de inauguração contará com a presença do diretor-geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos; do diretor do campus Contagem, professor Gustavo Menezes; da deputada estadual Marília Campos, além de autoridades locais e da comunidade cefetiana.

Redação – Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG