“Mudanças climáticas: propostas de intervenção” é tema da 11ª edição da Túnel
Quarta-feira, 17 de setembro de 2025
Revista de divulgação científica destaca assunto para o qual os olhos do mundo estarão voltados nas próximas semanas durante a COP30 no Brasil

Em novembro, o estado do Pará recebe a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). É a primeira vez que o país sedia o maior fórum global sobre o assunto, dentro da Amazônia, bioma crucial para a Terra.
A 11ª edição da revista Túnel – Comunicação entre você e a ciência, lançada nesta quarta-feira, 10 de setembro, durante as comemorações dos 115 anos do CEFET-MG, aborda um tema para os quais os olhos do mundo estarão voltados nas próximas semanas: “Mudanças Climáticas: propostas de intervenção.”
O novo número é aberto com uma entrevista com o pesquisador Carlos Wagner Coelho, do Departamento de Ciência e Tecnologia Ambiental (DCTA) do CEFET-MG. Em pauta, eventos extremos no Brasil recente, aquecimento global, responsabilidades sobre a crise climática e negacionismo.
Identificar o problema é tão importante quanto agir sobre ele. Por isso, a revista também destaca pesquisas inovadoras relacionadas ao meio ambiente: uma proposta de energia renovável, que busca produzir hidrogênio verde a partir da água do mar; e um mecanismo para rastreio de vazamentos em redes de distribuição de água tratada.
O reaproveitamento, em cenários de consumo excessivo dos recursos naturais, é palavra de ordem. Uma pesquisa investigou resíduos de espécies de madeiras amazônicas, provenientes de manejo florestal sustentável, e em coprodutos no processo produtivo de carvão vegetal dessas espécies.
Outro estudo analisou o uso da borra de café e da cúrcuma como reveladores de impressões digitais, em substituição ao pó utilizado por peritos, tóxico e nocivo à saúde. Na mesma direção, uma pesquisa propôs um modelo para armazenamento de rejeitos de mineração mais eficaz do que o atual, causador de acidentes ambientais graves.
A Túnel também traz diversas abordagens sobre o uso da tecnologia na contemporaneidade: pesquisa sobre o assédio moral em tempos de teletrabalho; Internet das Coisas na cadeia produtiva do sorvete; utilização do X (antigo Twitter) para atrair e convencer pessoas a partir de discursos políticos neoconservadores e polêmicos; aplicativo que auxilia produtores rurais e veterinários na identificação de plantas causadoras de intoxicação em bovinos; e uma cadeira de rodas de baixo custo, feita em impressora 3D, para auxiliar animais de pequeno porte com deficiência.
A 11ª Túnel fecha com uma reflexão: por que sabemos tão pouco e descobrimos tarde sobre educação financeira? A matéria destaca uma sequência didática que ensina conceitos básicos que podem mudar a relação das pessoas com o dinheiro.
Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – CJC
SECOM/CEFET-MG