MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Novos diretores de campus falam sobre as expectativas para próxima gestão

Quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Servidores vão gerir os campi entre 1º de fevereiro de 2025 e 31 de janeiro de 2028 

Técnicos administrativos, professores e estudantes votaram, no final de outubro, para a escolha dos diretores e diretores adjuntos que vão gerir os campi da Instituição em mandato de três anos, entre 1º de fevereiro de 2025 e 31 de janeiro de 2028. Os novos gestores falaram ao Diagrama sobre as expectativas para 2025.

Araxá

“É com entusiasmo e compromisso que iniciaremos, com uma abordagem humanizada e centrada no fortalecimento da Instituição. Acreditamos na educação como agente de transformação e na importância de formar não apenas bons profissionais, mas cidadãos conscientes e preparados. O foco será em ações que valorizem ensino, inovação pedagógica, uso de tecnologias, fortalecimento dos cursos, além do bem-estar e do desenvolvimento integral dos estudantes. Acreditamos no potencial de cada um e convidamos para fazer desta gestão um marco de transformação e crescimento.”
Profa. Renata Calciolari (Dep. de Eletromecânica) e técnico administrativo José Afonso Neto (Técnico de Laboratório)

Belo Horizonte campus Nova Gameleira

 “Quando iniciamos a campanha, ouvimos que os candidatos não conheciam a realidade do campus. Isso é verdade, temos uma visão parcial, por enquanto! Mas o que realmente faz a diferença é a capacidade de desenvolver uma rede de contatos e construir uma equipe que consiga abranger a maior parte do todo, reduzindo os pontos cegos, que atua dentro de suas competências, motivada, que é ouvida, e cujas propostas e pareceres não são ignorados. Este é o nosso compromisso, fazer uma gestão participativa, responsiva e transparente, em que o sentimento de pertencimento volte a ser uma matriz condutora em nosso campus.”
Profa. Andréia Santos (Dep. de Ciências Sociais Aplicadas) e técnico administrativo Marcus Lins de Oliveira (Secretário Executivo)

Belo Horizonte campus Nova Suíça 

“Para o triênio 2025-2028 esperamos, no âmbito da atuação da Diretoria de campus, Administração/ Infraestrutura/Ensino, dar prioridade às questões que dão suporte ao Ensino, por meio de ações articuladas com os setores que acolhem os alunos e do lançamento das campanhas educativas, que contarão com a colaboração de representantes discentes para a elaboração de conteúdo.”
Profa. Cláudia França (Dep. de Arte, Design e Tecnologia) e técnica administrativa Ana Paula Generoso (Coordenadora de Administração)

Contagem 

“O campus Contagem do CEFET-MG iniciou as atividades em 2012 na Cidade Industrial e, desde 2018, está no bairro Cabral. Oferecia cursos técnicos em Controle Ambiental, Eletroeletrônica e Informática, e desde 2023, também Engenharia Química. Apesar de avanços, enfrenta déficit de servidores, infraestrutura limitada e desafios, como transporte público. A gestão busca consolidar o curso, ampliar laboratórios e abrir novos cursos, promovendo integração e melhorias no campus.”
Prof. Gustavo Lima (Dep. de Formação Geral) e técnica administrativa Luana Braga (Administradora)


Curvelo

“Inicialmente, agradecemos a confiança em nosso trabalho realizado e o amplo apoio que permitiu nossa reeleição entre os(as) servidores(as) e estudantes. Temos muitos desafios pela frente, como buscar mais estudantes, avançar na pesquisa, extensão e melhorias do ensino. Ampliar a infraestrutura do campus para que tenhamos condições melhores para os atuais e novos cursos de graduação, técnico e pós-graduação.”
Prof. Aniel Costa Lima (Dep. de Formação Geral) e técnica administrativa Fernanda Sales (Assistente em Administração)

Divinópolis

 “Assumimos essa missão com gratidão e senso de responsabilidade, conscientes dos desafios que temos pela frente. Nosso compromisso é trabalhar com dedicação e diálogo, promovendo a união entre todos. Juntos, podemos fortalecer ainda mais nosso campus, aprimorando o ambiente acolhedor, inovador e de excelência que já é uma marca de nossa comunidade. Contamos com todos nessa caminhada.”
Prof. Eduardo Habib (Dep. de Computação) e técnico administrativo Oscar de Souza (Coordenador de Administração)

Leopoldina

“A continuidade na gestão foi fundamental para montarmos um planejamento de médio prazo. Hoje, conhecemos bem as demandas e as organizamos por prioridade; para 2025, temos a expectativa da construção do Restaurante Estudantil e do prédio da Biblioteca, além do pórtico e de um prédio de laboratórios. Essas demandas por espaço físico estão alinhadas à consolidação dos cursos existentes, assim como a expectativa de projeto e implantação de mais três cursos superiores noturnos, mais um curso técnico noturno e mais um mestrado, em Educação.”
Prof. José Geraldo Júnior (Dep. de Computação) e prof. Douglas Martins (Dep. de Formação Geral

Nepomuceno

“Queremos expressar nossa gratidão a todos que nos apoiaram. Anelise e eu estamos comprometidos em trabalhar para garantir que nossa instituição aumente sua relevância na região. O objetivo é criar um ambiente de aprendizado inclusivo, no qual estudantes e servidores possam desenvolver todo o seu potencial. Estamos cientes dos desafios que enfrentaremos, com a união de todos, poderemos superá-los.”
Prof. Israel Mendes (Dep. de Elétrica) e técnica administrativa Anelise Dessimoni (Técnica de Laboratório)

Timóteo

“Com honra e responsabilidade, reafirmamos o compromisso de valorizar os servidores e consolidar o campus. Focaremos na integração entre qualidade acadêmica, inovação e inclusão, com gestão transparente e participativa. O objetivo é fortalecer os cursos, ampliar formações alinhadas ao mercado e promover pesquisa e extensão. Investiremos na formação continuada de servidores, criando um ambiente que inspire cidadania e desenvolvimento. Os desafios são grandes, mas buscaremos soluções e parcerias. Este é um compromisso com o futuro da Instituição e com a sociedade que ela serve.”
Prof. Valmir Dias Luiz (Dep. de Metalurgia e Química) e técnico administrativo Alexandre Pereira da Silva (Coordenador de Administração)

Varginha

 “Nesta nova gestão, nosso maior compromisso será fortalecer o diálogo e a participação ativa de toda a comunidade acadêmica. Queremos construir um campus ainda mais inclusivo e acolhedor, onde cada voz seja ouvida e respeitada. Juntos, vamos buscar soluções, priorizar as necessidades coletivas e trabalhar para que alunos, professores e técnicos administrativos se sintam parte essencial do desenvolvimento e da identidade do nosso campus.”
Professor André Monticelli (Dep. de Formação Geral) e professor Wagner Marinho (Dep. de Formação Geral) 

O jornal completo pode ser lido no site da Secretaria de Comunicação Social (SECOM).

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM / CEFET-MG