MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Ministério das Comunicações habilita CEFET-MG para receber estação de TV

Quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

A seleção se deu no âmbito do Programa Brasil Digital, que tem objetivo implantar estações para transmissão dos sinais da EBC e da Câmara dos Deputados

O CEFET-MG está entre as instituições habilitadas para receber infraestrutura para instalação de uma estação de transmissão de televisão digital. O anúncio dos 321 municípios selecionados foi feito pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, nessa quarta-feira (18), no evento Radiodifusão 3.0, e publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (19).

A seleção se deu no âmbito do Programa Brasil Digital, que tem objetivo implantar estações para transmissão dos sinais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Câmara dos Deputados, ampliando a diversidade de programação de televisão aberta e gratuita oferecida à população.

Com isso, o campus Contagem, local escolhido para abrigar a estação, será vistoriado pelo MCom para aferir as condições estabelecidas no âmbito do Brasil Digital e receber a infraestrutura oferecida pela pasta. A empresa Hitachi Kokusai Linear Equipamentos Eletrônicos foi selecionada, por meio de licitação, e vai ficar responsável pelas instalações das estações.

Para o secretário de Comunicação Social do CEFET-MG, André Luiz Silva, este é mais um passo que a Instituição dá rumo à constituição de uma TV própria. “Em 2023, o CEFET-MG assinou acordo de cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e passou a integrar a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), agora é selecionada para receber infraestrutura para instalação de estação de televisão digital. É preciso que haja outros editais e chamamentos públicos para que consigamos investir na compra de equipamentos e na contratação de mão de obra especializada, para, aí sim, poder, cada vez, mais publicizar a ciência e a extensão comunitária produzida por estudantes, técnicos administrativos e professores do CEFET-MG à sociedade”, afirma.

Capacidade ociosa

A capacidade ociosa da infraestrutura da estação de transmissão de televisão digital poderá ser compartilhada com concessionárias do serviço de radiodifusão interessadas em instalar seus próprios equipamentos para transmitir sua programação em tecnologia digital. Esse compartilhamento será gratuito, ressalvada a obrigação de rateio dos custos relacionados à manutenção e ao funcionamento da estação de televisão digital instalada, incluindo ar-condicionado, infraestrutura física, energia, conectividade e acesso para telessupervisão, conservação e segurança do local de instalação, entre outros itens de uso compartilhado.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG