Campus Contagem forma a 1ª turma do Curso de Extensão de Informática Gerencial
Segunda-feira, 29 de setembro de 2025
O Campus Contagem realizou nesta quarta-feira, dia 24 de setembro, a formatura da 1ª turma do curso de extensão de Informática Gerencial, vinculado ao programa Mulheres Mil do Governo Federal.
A cerimônia foi realizada no miniauditório do campus e contou com a participação da Vice-Diretora, Ma. Luana Braga, da Coordenadora local do projeto, Profa. Dra. Adriana Venuto, do orientador de conteúdo, Prof. Dr. Carlos Storck, dos monitores que atuaram como professores no curso e, também, das formandas e seus familiares. Após a cerimônia formal, o grupo se reuniu para celebrar a conquista em uma festa cheia de alegria que aconteceu no quiosque do campus.
Para a aluna Thaís da Silva Medeiros, o curso trouxe não só crescimento profissional, mas também pessoal: “quando entrei não sabia exatamente como seria o curso, mas logo percebi que ele abria muitas portas de conhecimento. Aprendi não só sobre informática, mas também sobre gestão, organização, sobre como a tecnologia pode ser aplicada no dia a dia das empresas e entendi melhor o mercado de trabalho”. Thaís lembra ainda que os desafios enfrentados ao longo do curso a ajudaram a entender melhor a importância da dedicação, da resistência e da valorização de cada conquista. Para ela, a maneira como o curso foi construído possibilitou o acesso ao ensino de qualidade e uma visão mais ampla sobre o trabalho: “hoje me considero uma mulher mil vezes mais preparada.”
Júlia Batista, que atuou como monitora do programa, destacou o quanto aprendeu ao participar deste projeto. Para ela, estar em sala de aula foi mais do que transmitir conteúdos téoricos e técnicos, foi conhecer diferentes realidades e reconhecer o quanto a troca de saberes e experiências diversas é enriquecedor. Em seu discurso para a turma, Júlia disse que o papel de educadora a transformou e acolheu e que se sente grata por ter participado do projeto Mulheres Mil.
Segundo a coordenadora local do projeto, Profa. Dra. Adriana Venuto, a participação no programa Mulheres Mil é uma oportunidade para ampliar o papel social do CEFET-MG, uma vez que possibilita levar educação de qualidade para mulheres em situação de vulnerabilidade. Para a coordenadora, o curso de Informática Gerencial fecha um ciclo importante no Campus Contagem: “há mais de uma década formamos técnicos altamente qualificados e hoje são eles que, atuando como monitores do programa, formam nossa primeira turma de alunas do programa Mulheres Mil”.
O Programa Mulheres Mil representa uma convergência de políticas públicas voltadas para a inclusão integral de mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa foi idealizada para unir educação e trabalho, promovendo o acesso a oportunidades educacionais, a progressão da escolaridade e a consolidação da inserção no mundo do trabalho. Tudo isso é feito com base no reconhecimento e na valorização da diversidade e dos saberes que cada mulher acumula em sua trajetória.
