Encontro na Câmara de Vereadores de Contagem fortalece parcerias para o Projeto Mulheres Mil no CEFET-MG
Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

No dia 11 de fevereiro de 2025, a Câmara de Vereadores de Contagem foi palco de um encontro estratégico que reuniu a Coordenadora Geral do Projeto Mulheres Mil, Juliana Pacheco, a Profª. Dra. Adriana Venuto, coordenadora local do Campus Contagem, se reuniram na Câmara de Vereadores de Contagem com a vereadora Moara Saboia. A reunião teve como objetivo estabelecer uma parceria entre a vereadora, o CEFET-MG e a Prefeitura de Contagem para o desenvolvimento do Projeto Mulheres Mil, uma iniciativa do governo federal que promove a inclusão social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.
O Projeto Mulheres Mil é um programa do governo federal que busca oferecer formação profissional e cidadã a mulheres em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para sua autonomia financeira e melhoria da qualidade de vida. O projeto visa capacitar essas mulheres para o mercado de trabalho, por meio de cursos que combinam conhecimentos técnicos e habilidades socioemocionais. No CEFET-MG, o Mulheres Mil será realizado em cinco campus (Belo Horizonte, Contagem, Divinópolis, Leopoldina e Varginha.
No Campus Contagem será oferecido o curso de “Informática Gerencial”, que é coordenado pelo Prof. Carlos Stork e executado pelos alunos do curso técnico de Informática.
Durante o encontro, a vereadora Moara Saboia, cuja trajetória está ligada aos coletivos feministas e ao movimento negro, destacou a importância da parceria entre o CEFET-MG e a Prefeitura de Contagem e declarou seu interesse em estabelecer vínculos mais estreitos com projetos sociais desta natureza. Ex aluna do CEFETMG, Moara disse durante o encontro que este trabalho conjunto pode ajudar a identificar e incluir mulheres que realmente precisam dessa oportunidade.
A coordenadora geral do projeto, Juliana Pacheco, enfatizou o papel do Mulheres Mil como uma política pública de inclusão. Já a Profa. Adriana Venuto, coordenadora do projeto no campus, destacou o papel do CEFET-MG na execução do curso de Informática Gerencial. “Nossos alunos do técnico em Informática terão a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos, contribuindo diretamente para a formação dessas mulheres”, explicou.
A parceria entre o CEFET-MG, a vereadora Moara Saboia e a Prefeitura de Contagem representa um importante passo para a consolidação do Projeto Mulheres Mil na região. Com o apoio dos órgãos municipais, será possível identificar e incluir mulheres que realmente necessitam dessa oportunidade, garantindo que o projeto cumpra seu papel social de transformação e inclusão.
Em breve, mais informações sobre as inscrições e o início das atividades do Projeto Mulheres Mil serão divulgadas. Fique atento!