Novos diretores de campus falam sobre as expectativas para próxima gestão
Quinta-feira, 30 de janeiro de 2025
Servidores vão gerir os campi entre 1º de fevereiro de 2025 e 31 de janeiro de 2028

Técnicos administrativos, professores e estudantes votaram, no final de outubro, para a escolha dos diretores e diretores adjuntos que vão gerir os campi da Instituição em mandato de três anos, entre 1º de fevereiro de 2025 e 31 de janeiro de 2028. Os novos gestores falaram ao Diagrama sobre as expectativas para 2025.
Araxá
“É com entusiasmo e compromisso que
iniciaremos, com uma abordagem humanizada e centrada no fortalecimento
da Instituição. Acreditamos na educação como agente de transformação e
na importância de formar não apenas bons profissionais, mas cidadãos
conscientes e preparados. O foco será em ações que valorizem ensino,
inovação pedagógica, uso de tecnologias, fortalecimento dos cursos, além
do bem-estar e do desenvolvimento integral dos estudantes. Acreditamos
no potencial de cada um e convidamos para fazer desta gestão um marco de
transformação e crescimento.”
Profa. Renata Calciolari (Dep. de Eletromecânica) e técnico administrativo José Afonso Neto (Técnico de Laboratório)
Belo Horizonte campus Nova Gameleira
“Quando iniciamos a campanha,
ouvimos que os candidatos não conheciam a realidade do campus. Isso é
verdade, temos uma visão parcial, por enquanto! Mas o que realmente faz a
diferença é a capacidade de desenvolver uma rede de contatos e
construir uma equipe que consiga abranger a maior parte do todo,
reduzindo os pontos cegos, que atua dentro de suas competências,
motivada, que é ouvida, e cujas propostas e pareceres não são ignorados.
Este é o nosso compromisso, fazer uma gestão participativa, responsiva e
transparente, em que o sentimento de pertencimento volte a ser uma
matriz condutora em nosso campus.”
Profa. Andréia Santos (Dep. de Ciências Sociais Aplicadas) e técnico
administrativo Marcus Lins de Oliveira (Secretário Executivo)
Belo Horizonte campus Nova Suíça
“Para o triênio 2025-2028 esperamos,
no âmbito da atuação da Diretoria de campus, Administração/
Infraestrutura/Ensino, dar prioridade às questões que dão suporte ao
Ensino, por meio de ações articuladas com os setores que acolhem os
alunos e do lançamento das campanhas educativas, que contarão com a
colaboração de representantes discentes para a elaboração de conteúdo.”
Profa. Cláudia França (Dep. de Arte, Design e Tecnologia) e técnica
administrativa Ana Paula Generoso (Coordenadora de Administração)
Contagem
“O campus Contagem
do CEFET-MG iniciou as atividades em 2012 na Cidade Industrial e, desde
2018, está no bairro Cabral. Oferecia cursos técnicos em Controle
Ambiental, Eletroeletrônica e Informática, e desde 2023, também
Engenharia Química. Apesar de avanços, enfrenta déficit de servidores,
infraestrutura limitada e desafios, como transporte público. A gestão
busca consolidar o curso, ampliar laboratórios e abrir novos cursos,
promovendo integração e melhorias no campus.”
Prof. Gustavo Lima (Dep. de Formação Geral) e técnica administrativa Luana Braga (Administradora)
Curvelo
“Inicialmente, agradecemos a
confiança em nosso trabalho realizado e o amplo apoio que permitiu nossa
reeleição entre os(as) servidores(as) e estudantes. Temos muitos
desafios pela frente, como buscar mais estudantes, avançar na pesquisa,
extensão e melhorias do ensino. Ampliar a infraestrutura do campus para
que tenhamos condições melhores para os atuais e novos cursos de
graduação, técnico e pós-graduação.”
Prof. Aniel Costa Lima (Dep. de Formação Geral) e técnica administrativa Fernanda Sales (Assistente em Administração)
Divinópolis
“Assumimos essa missão com gratidão e
senso de responsabilidade, conscientes dos desafios que temos pela
frente. Nosso compromisso é trabalhar com dedicação e diálogo,
promovendo a união entre todos. Juntos, podemos fortalecer ainda mais
nosso campus, aprimorando o ambiente acolhedor, inovador e de excelência
que já é uma marca de nossa comunidade. Contamos com todos nessa
caminhada.”
Prof. Eduardo Habib (Dep. de Computação) e técnico administrativo Oscar de Souza (Coordenador de Administração)
Leopoldina
“A continuidade na gestão foi
fundamental para montarmos um planejamento de médio prazo. Hoje,
conhecemos bem as demandas e as organizamos por prioridade; para 2025,
temos a expectativa da construção do Restaurante Estudantil e do prédio
da Biblioteca, além do pórtico e de um prédio de laboratórios. Essas
demandas por espaço físico estão alinhadas à consolidação dos cursos
existentes, assim como a expectativa de projeto e implantação de mais
três cursos superiores noturnos, mais um curso técnico noturno e mais um
mestrado, em Educação.”
Prof. José Geraldo Júnior (Dep. de Computação) e prof. Douglas Martins (Dep. de Formação Geral
Nepomuceno
“Queremos expressar nossa gratidão a
todos que nos apoiaram. Anelise e eu estamos comprometidos em trabalhar
para garantir que nossa instituição aumente sua relevância na região. O
objetivo é criar um ambiente de aprendizado inclusivo, no qual
estudantes e servidores possam desenvolver todo o seu potencial. Estamos
cientes dos desafios que enfrentaremos, com a união de todos, poderemos
superá-los.”
Prof. Israel Mendes (Dep. de Elétrica) e técnica administrativa Anelise Dessimoni (Técnica de Laboratório)
Timóteo
“Com honra e responsabilidade,
reafirmamos o compromisso de valorizar os servidores e consolidar o
campus. Focaremos na integração entre qualidade acadêmica, inovação e
inclusão, com gestão transparente e participativa. O objetivo é
fortalecer os cursos, ampliar formações alinhadas ao mercado e promover
pesquisa e extensão. Investiremos na formação continuada de servidores,
criando um ambiente que inspire cidadania e desenvolvimento. Os desafios
são grandes, mas buscaremos soluções e parcerias. Este é um compromisso
com o futuro da Instituição e com a sociedade que ela serve.”
Prof. Valmir Dias Luiz (Dep. de
Metalurgia e Química) e técnico administrativo Alexandre Pereira da
Silva (Coordenador de Administração)
Varginha
“Nesta nova gestão, nosso maior
compromisso será fortalecer o diálogo e a participação ativa de toda a
comunidade acadêmica. Queremos construir um campus ainda mais inclusivo e
acolhedor, onde cada voz seja ouvida e respeitada. Juntos, vamos buscar
soluções, priorizar as necessidades coletivas e trabalhar para que
alunos, professores e técnicos administrativos se sintam parte essencial
do desenvolvimento e da identidade do nosso campus.”
Professor André Monticelli (Dep. de Formação Geral) e professor Wagner Marinho (Dep. de Formação Geral)
O jornal completo pode ser lido no site da Secretaria de Comunicação Social (SECOM).
Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM / CEFET-MG