Estudantes de Contagem oferecem cursos para alunos da rede municipal
Quarta-feira, 30 de outubro de 2024
Projeto Compartilhar levou conhecimentos técnicos e científicos para mais de 400 alunos

Entre os dias 22 e 24 de outubro, estudantes do terceiro ano dos cursos técnicos em Controle Ambiental, Eletroeletrônica e Informática do campus Contagem ofereceram 21 minicursos com temáticas específicas da sua área de formação. Os cursos fizeram parte do projeto Compartilhar e, neste ano, foram oferecidos aos alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa.
O Compartilhar é coordenado pela professora Adriana Venuto, do Departamento de Formação Geral, e acontece desde 2014. Ele tem como objetivo oferecer para a comunidade de Contagem, em especial os alunos do ensino fundamental da rede municipal, conteúdos técnicos e científicos que estão dentro das áreas de formação técnica oferecidas pelo CEFET-MG. Além disso, explica Adriana, “o projeto é uma ótima oportunidade de divulgar os cursos do CEFET-MG e demonstrar nossa excelência acadêmica”.
Entre as novidades de 2024 estão os cursos de Energia de Maremotriz, Corte Livre (técnicas para desenvolvimento de podcast), IA no Cotidiano e Práticas Microbiológicas de Baixo Custo. Ao todo, 417 alunos da rede pública assistiram aos cursos.
Lucas Jagger, aluno do terceiro ano de Eletroeletrônica, ministrou junto com seus colegas o curso “Conceitos básicos de categorização e utilização de energia elétrica”. “A apresentação deste curso como um projeto de extensão é uma daquelas experiências especiais que o CEFET fornece ao aluno”, afirma. “Mesmo que tenha sido um trabalho extenso e mais cansativo, essa foi uma ótima oportunidade de transmitir alguns dos vários conteúdos que aprendemos em sala de aula e também um pouco da cultura que o CEFET proporciona com seu ensino técnico”. Lucas destacou o interesse dos estudantes da escola municipal e seu amadurecimento com a experiência. “Ao ver aqueles alunos do 9º ano, tive uma lembrança do momento em que eu estava no lugar deles, sonhando que um dia eu poderia entrar no CEFET, e nesse mesmo tempo, pude notar que eu já estou concluindo esse ciclo, como uma pessoa transformada”.
Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG