MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Alunos de Eletroeletrônica compartilham conhecimentos com estudantes de Florestal

Terça-feira, 8 de novembro de 2022

Discentes do campus Contagem ministraram quatro cursos de curta duração a jovens do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

Alunos do 3º ano do curso integrado de Eletroeletrônica do campus Contagem estiveram, no último dia 3, na Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, em Florestal (cidade a 65km de Belo Horizonte), e ministraram cursos extensão de curta duração a estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

A atividade faz parte do projeto de extensão “Compartilhar”, que tem por objetivo realizar cursos introdutórios sobre conteúdos técnicos oferecidos pelos próprios alunos do CEFET-MG, fazendo com que eles possam ter contato com a sua prática profissional, por meio da criação, desenvolvimento e oferta desses cursos de extensão. Ao todo, foram oferecidos quatro cursos em Florestal: “Controle automático de semáforo”; “Geração e distribuição de energia elétrica”; “Conceito de eletricidade e seus instrumentos de medição”; e “Automação de um sistema de ventilação”.

Segundo a professora Adriana Venuto, coordenadora do “Compartilhar”, ao colocar os alunos em contato direto com as escolas públicas da periferia, a experiência de extensão torna-se única. “O projeto confirma a importância da imersão social como estratégia fundamental para conhecer os problemas sociais e identificar formas de colaborar para minimizá-los”, afirma.

Em relação aos estudantes de escolas públicas beneficiados, Adriana acredita que o projeto estimule o interesse pela ciência, desenvolvendo o respeito e a valorização do profissional técnico, além de possibilitar o reconhecimento da Rede de Ensino Federal como uma escolha possível para a educação continuada. “O fato de terem contato direto com jovens de origem social semelhante à deles é o ponto alto do projeto”, diz a coordenadora.

Dentre os alunos do campus Contagem que foram a Florestal, Aimê Fernandes se mostrou bastante grata, não apenas pela oportunidade de poder ensinar o que aprendeu, mas porque foi aluna da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende: “Minha sensação desde o momento em que entramos no ônibus para ir foi de gratidão: por poder levar para dezenas de alunos a luz que não pude ter, por ensinar um novo caminho para aqueles que se limitam a apenas uma opção, por ver que todo o esforço vale a pena”.

O projeto de extensão “Compartilhar” é realizado desde 2014.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG