MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Estudo apresenta a evolução da tecnologia 5G associada à internet dos veículos

Segunda-feira, 25 de julho de 2022

Artigo de professor do CEFET-MG é o 2º artigo científico com mais de 100 citações em banco de dados de pesquisa de referência mundial

A última tecnologia de rede sem fio, a Rede de Quinta Geração (5G), criada para aumentar a velocidade e a capacidade de resposta das conexões, consegue transmitir um grande volume de dados. Ela é útil para a Internet de Veículos (IoV), garantindo conexões rápidas e segurança, e pode ser usada também para suportar comunicações e aplicativos Vehicle-to-Everything (V2X) em veículos autônomos.

Com o intuito de unir esses três conteúdos: IoV, 5G e V2X, pesquisadores desenvolveram um trabalho sistematizado sobre a interação entre eles. O professor do CEFET-MG, Carlos Renato Storck e a professora da Puc-Minas Fátima Duarte publicaram em 2020 o artigo A Survey of 5G Technology Evolution, Standards, and Infrastructure Associated With Vehicle-to-Everything Communications by Internet of Vehicles com o objetivo de apresentar a evolução da tecnologia 5G, padrões e infraestrutura associados ao ecossistema (veículo com tudo) por IoV.

O artigo alcançou a marca de segundo artigo científico com mais de 100 citações na comunidade acadêmica pelo “IEEE Xplore”, um banco de dados de pesquisa de referência mundial para acesso a artigos de periódicos, anais de conferências, normas técnicas e materiais relacionados em ciência da computação, engenharia elétrica, eletrônica e áreas afins.

A motivação principal do artigo, segundo o professor, é orientar o desenvolvimento de novos serviços e tecnologias 5G-V2X dedicados às comunicações veiculares e indicar ainda as direções futuras na comunidade acadêmica. Para isso, oitenta e quatro trabalhos foram selecionados para apresentar conceitos, padrões e identificar as formas de superação dos desafios. “O trabalho está especialmente interessado nos desafios do 5G nas tecnologias desenvolvidas para comunicações veiculares. Ao alcançar 100 citações, é um sinal do quão impactante e relevante o trabalho se tornou na comunidade”, conclui Storck.

  Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG