FALAR COM SEU TEMPO: prática criativa de escrita poética
Terça-feira, 7 de dezembro de 2021
A singularidade do tempo presente e a possibilidade de representar de modo criativo o que é vivenciado no agora foram subsídios que nortearam a proposta da oficina “Falar com seu tempo (criação de poesia)”, que integrou a programação do 9º Festival de Arte e Cultura I Universos em Rede do CEFET-MG, realizado em outubro. Ofertada pelo professor Rafael Lovisi Prado e inserida no eixo Literatura, a oficina atraiu grande atenção do público ao propor o estímulo à escrita poética e teve suas vagas logo esgotadas. A expressão criativa, objeto da oficina realizada, adquire especialmente em um momento tão particularmente delicado como o que enfrentamos, neste contexto de pandemia, um sentido ainda mais importante. Com seu trabalho de leitura/ escrita, a oficina guardou relação direta com a temática do evento, que, em sua última edição, enfocou a criação em diferentes linguagens, o diálogo intercultural, as trocas simbólicas e a fruição da arte em rede.
Ministrada a alunos de diferentes campi do CEFET-MG e público externo à instituição, a oficina buscou instigar a criação literária e sua recepção entre seus participantes, partindo de estímulos literários diversos via leitura de obras de poetas com características diversas. “Tendo em vista promover um ambiente de escrita de poesia do agora para seus participantes, a oficina “Falar com seu tempo” pretende partir da leitura e análise de textos modernos e contemporâneos, em língua portuguesa, que revelem o diálogo direto dos poetas com seu tempo histórico, no que este possui de único, plural e transformador. Para tanto, obras potentes, de autores de diferentes nacionalidades (Angola, Brasil, Portugal) serão abordadas em nosso trabalho, tais como as de Agostinho Neto, Ana Cristina César, Drummond, José Miguel Silva e Régis Bonvicino. Por outro lado, realizaremos o estudo de noções fundamentais à poética, isto é, dicção, ritmo, sonoridade, verso, entre outras. Em resumo, nosso objetivo é a produção e partilha de poemas, cujo foco seja a vida no século XXI, em seus aspectos políticos, tecnológicos, sociais e afetivos.”, como bem sintetizou o professor Rafael.
Sobre a experiência de participar da atividade, a aluna Camilly Vitória Morais define: “A oficina ministrada pelo professor Rafael Lovisi foi uma das mais criativas e participativas que já presenciei. Era notável toda a atenção e cuidado que ele dedicou a cada obra que os inscritos propuseram. Além de auxiliar criativamente, o professor também nos ensinou um pouco sobre como fazer uma análise formal de um poema. Foi enriquecedor, e quem participou saiu de lá completamente encantado!”
O professor Rafael tem experiência especialmente em criação, ensino e pesquisa de poesia de língua portuguesa contemporânea, além de ser performer poético. Um pouco de seu trabalho pode ser conferido no A VER MUNDOS AINDA II, ato de poesia exibido durante a programação do festival e disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=1sKBR-QKjbA
Texto: Yara Augusto