ENCONTROS DIGITAIS: uma experiência nos campos da música e da tecnologia
Terça-feira, 7 de dezembro de 2021
Com a proposta de apresentar plataformas digitais e ferramentas de comunicação que, em contexto de isolamento social ou ainda no pós-pandemia, viabilizem a realização de performances musicais on-line, a oficina “Encontros digitais” integrou a programação do 9º Festival de Arte e Cultura I Universos em Rede do CEFET-MG, realizado em outubro. Ministrada pelo professor Gabriel Fagundes Camargo, a oficina, inserida no eixo de arte e tecnologia, dialogou diretamente com a temática do evento, que, em sua última edição, valorizou a criação em diferentes linguagens, as trocas simbólicas e fruição da arte em rede.
Ofertada para alunos de diferentes campi do CEFET-MG e público externo à instituição, a oficina buscou instigar a produção artística e seu compartilhamento: “Com o isolamento social, o mundo musical lançou mão de recursos de gravação em casa para que os encontros continuassem acontecendo de alguma forma, e as performances continuassem sendo produzidas. Nesta oficina, apresentamos alguns programas de gravação e edição de vídeo e áudio e suas ferramentas que podem auxiliar os estudantes a matarem um pouco da vontade do encontro, do ensaio, do show, e a fazer músicas em conjunto, mesmo estando longe.”, resume o professor Gabriel.
Sobre a experiência de participar da atividade, a aluna Clarice Barbosa sintetiza: “A oficina Encontros digitais do professor Gabriel foi muito boa! Ele ensinou de forma muito didática um pouco sobre física e como ela se aplica nos programas de música e depois mostrou como usá-los. Foi uma experiência muito legal e sinto que consegui aprender muito sobre!”
O professor Gabriel tem experiência em desenvolvimento de projetos culturais alinhados à dança e à cultura corporal, é músico e integrante do trio Bem te Quero.
Texto: Yara Augusto