Estudantes do Ensino Médio/Técnico do CEFET-MG são finalistas da Feira Brasileira de Jovens Cientistas com pesquisas na Área de Linguística
Segunda-feira, 15 de junho de 2020
Estudantes do CEFET-MG Contagem foram selecionados como finalistas da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) 2020. A Feira será totalmente on-line e acontecerá por meio do canal do YouTube, entre os dias 26 e 28 de junho.
A primeira edição da Feira Brasileira tem o objetivo de divulgar os projetos científicos de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares para o público em geral, bem como conectar jovens cientistas entre si, com instituições e pesquisadores de diversas áreas.
Ao todo, foram 4 (quatro) trabalhos aprovados:
- O processamento cognitivo de estudantes do Ensino Médio: os operadores argumentativos em Redações modelo ENEM, de autoria do aluno Dalmo Buzato, bolsista de Iniciação Científica do CNPQ/ do Curso de Informática. O projeto está sob orientação das professoras Suelen Érica Costa e Priscilla Tulipa da Costa.
- Desempenho em leitura e variável socioeconômica, de autoria das discentes Bárbara Porto, Dafne Antunes, Giovanna Garbaccio ( Curso Controle Ambiental). A pesquisa está sob orientação das professoras Suelen Érica Costa e Priscilla Tulipa da Costa.
- O Léxico dos falantes de Minas Novas: Baixa Quente e Nagô, da aluna Ana Clara Alves Santana, bolsista de Iniciação Científica Jr Voluntária. A pesquisa está sob orientação das professoras Suelen Érica Costa e Priscilla Tulipa da Costa.
- Projeto Jornal Enlace: comunicação, leitura e escrita no Ensino Médio, de autoria dos discentes Elias Victor e Débora Alvarenga (Curso Técnico em Informática). O projeto está sob orientação das professoras Priscilla Tulipa da Costa e Suelen Érica Costa.
Para o estudante Dalmo Buzato, “participar do evento Feira Brasileira de Jovens Cientistas é uma oportunidade única para todo estudante de Ensino Médio que atua em pesquisa científica. Todas as etapas de produção, seja do resumo ou do resumo expandido, contribuem para a prática de escrita acadêmica, elementar em projetos de pesquisa. A produção do vídeo requerido para os finalistas também é prática valiosíssima, que contribui com as práticas de divulgação científica, tão elementar atualmente. Levar a pesquisa para além das paredes da instituição, receber o feedback de pareceristas e avaliadores externos foi muito importante para o aprimoramento da minha pesquisa. Além disso, participar de workshops em diversas áreas do conhecimento, desde linguística até bioinformática, e concorrer a diversas premiações e credenciais para outros eventos são outros aspectos positivos do Feira.”
Para Bárbara Porto, Dafne Antunes e Giovanna Garbaccio, a Feira Brasileira de Jovens Cientistas traz um vislumbre da produção científica realizada por Estudantes do Ensino Médio no país, muitas vezes, desvalorizada em outros âmbitos. Além de oferecer palestras, workshops, prêmios e credenciais para eventos no Brasil e exterior, permite aos jovens cientistas divulgar e receber contribuições para a pesquisa desenvolvida, com o intuito de aperfeiçoar o impacto das pesquisas em diferentes áreas. Ao participar com nosso projeto, Desempenho em Leitura e Variáveis Socioeconômicas, temos como intuito adquirir conhecimento científico e receber feedbacks dos avaliadores da área. Outrossim, divulgar e incluir um projeto de linguística, área desvalorizada por alguns setores, e mostrar que ela também contribui para o fazer científico. Ainda, muito nos será acrescentado com os workshops e visita aos projetos dos demais finalistas.”.
Para Elias Victor e Débora Alvarenga “quando recebemos a notícia de que nosso trabalho foi um dos finalistas, ficamos muito felizes. As etapas de participação da FBJC nos proporcionou contato com vários aspectos da produção e da divulgação científica, e eles serão muito significativos para nossa jornada. A escrita do resumo expandido nos proporcionou um grande crescimento pessoal e acadêmico, pois nos colocou em contato com gêneros textuais específicos e com os quais precisamos nos familiarizar cada dia mais. O planejamento, a produção, a finalização e a publicação do vídeo também não ficam de fora. Acertar, errar, consertar e repetir foram etapas muito importantes para alcançar o nosso resultado na apresentação da pesquisa. Além disso, roteirizar e editar o vídeo também nos trouxe experiências de aprendizagem em múltiplas áreas do conhecimento, como design, produção audiovisual e finalização de imagens. Tudo isso contribuiu para a nossa formação e para o desenvolvimento de habilidades importantes, como a autonomia e a criatividade. Finalmente, receber o feedback de avaliadores, foi muito importante para o projeto. Esses comentários nos ajudaram a planejar e reorganizar nossas ideias, fazendo com que tenhamos uma visão mais apta e amadurecida da nossa pesquisa. A oportunidade de apresentar o nosso projeto na primeira Feira Brasileira de Jovens Cientistas foi muito importante e gratificante para nós, jovens pesquisadores”.
O conteúdo dos trabalhos de Linguística, finalistas da FBJC, podem ser visualizados pelo público em geral via YouTube:
Para mais informações acesse o site da FBJC https://fbjc.com.br/index.php