CEFET-MG

Arte e Cultura

Print

A proposta do Festival de Arte e Cultura do CEFET-MG é fomentar e divulgar manifestações culturais e artísticas diversas, produzidas no âmbito da instituição ou fora dela. Com o VII Festival de Arte e Cultura do CEFET-MG propõe-se, como projeto, a confluência da produção artístico-cultural interna da instituição com outras manifestações produzidas em Minas Gerais, particularmente naquelas cidades onde o CEFET-MG mantém suas Unidades, promovendo o diálogo tão necessário para a construção da criatividade e para a formação de público sensível e sintonizado com a importância da arte e da cultura nos processos educacionais, de forma geral, e na formação dos sujeitos envolvidos nesses processos, sejam eles alunos, professores, servidores, família e/ou comunidade externa em geral.

Como uma das ações desenvolvidas pela Coordenação Geral de Atividades Culturais (CGAC), vinculada à Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC), o Festival de Arte e Cultura do CEFET-MG completa 10 anos em 2016.

Idealizado pelo Prof. Camilo Rogério Lara Guimarães, em 2006, o evento passa a ter caráter bianual a partir desta sua sétima edição, que tem como temaSamba e Sertão, levando em conta os 100 anos do Samba no Brasil, e o sertão mineiro, particularmente o sertão de Sagarana e de Grande Sertão Veredas, obras de Guimarães Rosa que comemoram 70 e 60 anos de publicação, respectivamente.

Além disso, nesta sétima edição, a realização do Festival é uma homenagem ao Prof. Camilo Lara, que nos deixou este ano, na trilha dos conteúdos de arte e cultura produzidos pelo CEFET-MG, nas áreas da música, das artes visuais, de teatro e dança, da literatura e da arte digital.

Como parte das ações e atividades artístico-culturais desenvolvidas na instituição, o VII Festival de Arte e Cultura do CEFET-MG constitui-se como síntese de uma Agenda Cultural Permanente que se pretende consolidar nas Unidades da Instituição nas sete cidades do interior de Minas Gerais – Araxá, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina, Nepomuceno, Timóteo e Varginha –, onde o CEFET-MG atua, além de Belo Horizonte e Contagem.

Fonte: http://www.festivaldearteecultura.cefetmg.br/