CEFET-MG

Meio Ambiente

Apresentação do curso

O curso técnico em Meio Ambiente, pertencente ao Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde tem como objetivo formar profissionais de nível médio para participar do desenvolvimento de soluções na área de desenvolvimento ambiental, gestão do meio ambiente e conservação dos recursos naturais.  Com a visão focada na formação de um profissional que possua a visão sistêmica do papel da informação e comunicação na sociedade, que atua de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução da profissão, o curso possui uma organização curricular distribuído em 1200 horas/aula, de forma equalizada, proporcionando o desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno de forma gradual.

Objetivo do curso

O Técnico em Meio Ambiente acolhido por um conhecimento científico e tecnológico está apto a lidar com:

  • Uso dos recursos naturais, produção sustentável, urbanização planejada, redução dos impactos ambientais;
  • Tratamento adequado dos poluentes, processos de gestão ambiental;
  • Educação ambiental para comunidades;
  • Avaliação da dimensão das alterações ambientais provocadas por ações imprevistas sobre o meio ambiente;
  • Desenvolvimento de valores éticos e atitudes sobre as questões ambientais, entre as quais o respeito do ser vivo e ao meio físico.

Perfil do Profissional de Conclusão

O Técnico em Meio Ambiente de acordo com a estrutura curricular deverá ter autonomia pela coleta, armanezamento, análise e gerenciamento de dados relacionados ao meio ambiente.
A sua atuação será pertinente na elaboração de projetos, organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem.

Banner do Curso

Mais informações no  Projeto de Implantação de Curso de Educação Profissional de Nível Médio no Âmbito do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil – E-Tec Brasil (Meio Ambiente)