CEFET-MG

SPE lança, em todos os campi, no dia 17 de maio, cartilha sobre nome social e identidade de Gênero

Terça-feira, 15 de maio de 2018

Existem pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascerem e que para se identificarem socialmente utilizam o nome social. Esse tema ainda é pouco conhecido e divulgado, contudo o CEFET-MG, mesmo sabendo que necessita se aperfeiçoar na discussão, já cumpre a legislação pertinente, respeita e apoia a diversidade de seus alunos e servidores. Com o objetivo de informar e discutir a temática, a Secretaria de Política Estudantil, por meio da Coordenadoria de Programas de Acesso e Temáticas das Juventudes, promove, no dia 17 de maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia, o lançamento da cartilha “Nome Social e Identidade de Gênero”. O evento acontecerá em todos os campi da instituição com rodas de conversas, palestras, intervenções teatrais e outras ações.

cartaz-03A cartilha, que será distribuída e futuramente divulgada online, traz em suas páginas os procedimentos realizados pelo CEFET-MG para atender as pessoas trans, informações sobre a legislação vigente no país e em Minas Gerais, um glossário sobre o tema e outras informações.

Dia Internacional de Combate à Homofobia
O dia 17 de maio marca a retirada da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1990, do homossexualismo de seu rol de distúrbios mentais, deixando de considerar essa tendência como um desvio e, ao mesmo tempo, abolindo o termo (já que, na área de saúde, o sufixo “ismo” caracteriza uma condição patológica).

Programação em Contagem
Distribuição da cartilha e roda de conversa: Transexualidades e Nome Social
Dia: 17/05 – 13h
Locais: Bosquinho

Curta-metragem e bate-papo com estudantes e servidores do CEFET-MG
Dia: 17/05 – 15h30h
Local: Auditório