MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

SPE lança em todos os campi cartilha sobre nome social e identidade de gênero

Terça-feira, 15 de maio de 2018

Existem pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascerem e que, para se identificarem socialmente, utilizam o nome social. Esse tema ainda é pouco conhecido e divulgado, contudo o CEFET-MG, mesmo sabendo que ainda necessita se aperfeiçoar na discussão, já cumpre a legislação pertinente, respeita e apoia a diversidade de seus alunos e servidores.

Com o objetivo de informar e discutir a temática, a Secretaria de Política Estudantil, por meio da Coordenadoria de Programas de Acesso e Temáticas das Juventudes, promove, no dia 17 de maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia, o lançamento da cartilha “Nome Social e Identidade de Gênero”. O evento acontecerá em todos os campi da instituição com rodas de conversas, palestras, intervenções teatrais e outras ações.

A cartilha traz em suas páginas os procedimentos realizados pelo CEFET-MG para atender as pessoas trans, as informações sobre a legislação vigente no país e em Minas Gerais, além de conter um glossário sobre o tema e outras informações.

Cartilha online.

cartaz-03Dia Internacional de Combate à Homofobia

O dia 17 de maio marca a retirada da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1990, do homossexualismo de seu rol de distúrbios mentais, deixando de considerar essa tendência como um desvio e, ao mesmo tempo, abolindo o termo (já que, na área de saúde, o sufixo “ismo” caracteriza uma condição patológica).

Programação em Contagem

Distribuição da cartilha e roda de conversa: Transexualidades e Nome Social

Dia: 17/05 – 13h

Local: Bosquinho

Curta-metragem e bate-papo com estudantes e servidores do CEFET-MG

Dia: 17/05 – 15h30

Local: Auditório