MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Semana da luta internacional das Mulheres em Contagem

Terça-feira, 14 de março de 2017

No dia 8 de março de 2017, quarta-feira, o CEFET-Contagem também aderiu à mobilização do dia Internacional de Luta pelos direitos das Mulheres. Foram realizadas atividades de conscientização sobre a necessidade de lembrar a data como um dia histórico e de respeito que meninas, adolescentes e mulheres merecem, mas que, muitas vezes, não o têm, pelo simples fato de serem mulheres. Tal discriminação apenas fomenta a misoginia e a ideia de que as mulheres são inferiores aos homens e por isso devem ser desvalorizadas, objetificadas e submissas.

Contrária a esse comportamento de exclusão, a Comissão Permanente de Arte e Cultura do CEFET-Contagem, em parceria com estudantes candidatos e candidatas ao Grêmio Estudantil 2017, demonstrou seu repúdio ao preconceito contra as mulheres.

Uma das atividades realizadas foi a distribuição de fitinhas roxas e alfinetes para marcar com o laço roxo, na comunidade Cefetiana, a adesão à Paralisação Internacional das Mulheres. Outra atividade contemplou a confecção de murais com notícias sobre a desvalorização das mulheres no mercado de trabalho e sobre as violências verbal, psicológica e sexual que as mulheres sofrem diariamente em todos os lugares.

Para finalizar a semana voltada à memória da conquista de direitos pelas mulheres, o filme As Sufragistas (2015) foi exibido na sexta-feira, 10/03/2015 à tarde. O filme ilustra a luta das mulheres pelo direito ao voto na Inglaterra no início do século XX.

A participação de alunas e alunos, assim como a de servidores/as de variados setores do CEFET-Contagem, engajados e conscientes de que a discriminação contra as mulheres apenas fomenta o ódio e incita a competição desnecessária, foi decisiva para a realização e o sucesso dessas atividades.

1

2

3

Comissão Permanente de Arte e Cultura