MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Feira de Jovens Cientistas: estudantes do CEFET-MG são premiados

Sexta-feira, 3 de julho de 2020

Três dos oito trabalhos finalistas da Instituição receberam premiações

De 26 a 28 de junho, estudantes do Ensino Médio de todo o país tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos científicos durante a primeira edição da “Feira Brasileira de Jovens Cientistas 2020” (FBJC). Dos oito trabalhos finalistas de estudantes dos campi Contagem, Leopoldina e Timóteo do CEFET-MG, três foram premiados: “O processamento cognitivo de estudantes do Ensino Médio: os operadores argumentativos em Redações modelo ENEM”, “Jornal Enlace: comunicação, leitura e escrita no Ensino Médio” e “Utilização de nanopartículas magnéticas na remoção de petróleo derramado”. O resultado final foi anunciado durante o encerramento on-line do evento.

O processamento cognitivo de estudantes do Ensino Médio: os operadores argumentativos em Redações modelo ENEM

O projeto desenvolvido pelo estudante Dalmo Buzatto (do campus Contagem, orientado pela professora Suelen Érica Costa da Silva e coorientado pela professora Priscilla Tulipa da Costa) conquistou o segundo lugar em Ciências Sociais, Linguística, Letras e Artes e foi selecionado para os prêmios “Democratização à Ciência de Mettzer” e o “Jovens Pesquisadores Internacionais do New College Group (NCG). Pelos resultados, irá receber uma assinatura anual da Mettzer e uma bolsa de estudos para um intercâmbio de duas semanas na Inglaterra.

O objetivo do projeto, explicou o estudante, é entender o processamento linguístico de alunos do Ensino Médio quando estão em contato com os operadores argumentativos em um texto, ou seja, as estruturas fundamentais para a construção da argumentação e coesão.

“É uma vitória conjunta, resultado do empenho e dedicação dos alunos, orientadores e todos aqueles que trabalham por uma educação e pesquisa de qualidade na Instituição”, comemora o jovem.

Jornal Enlace: comunicação, leitura e escrita no Ensino Médio

Com o interesse de divulgar as ações e cursos ofertados no campus Contagem e incentivar a prática da leitura e da escrita, os estudantes Elias Victor e Débora Alvarenga, desenvolveram o jornal bimestral Enlace. O trabalho, orientado pela professora Priscilla Tulipa da Costa e coorientado pela professora Suelen Costa, conquistou o terceiro lugar em “Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes” e será premiado com medalhas e certificados.

“A metodologia é colaborativa e consiste em sete etapas principais, que vão da pesquisa e elaboração de pautas à publicação, divulgação do jornal e avaliação. Os resultados, ainda preliminares, indicam melhoria na comunicação da Instituição com seus públicos, que passaram a conhecer e a interagir mais com a escola”, comentou o estudante.

Utilização de nanopartículas magnéticas na remoção de petróleo derramado

trabalho das alunas do campus Timóteo Ana Caroline Oliveira e Júnia Ciríaco (com a orientação da professora Rosana Nunes) conquistou o terceiro lugar na categoria “Ciências Exatas e da Terra”. As jovens cientistas irão ganhar medalhas e certificados pela conquista.

A pesquisa consiste na utilização de uma técnica atual em favor da preservação dos ecossistemas. “A nanotecnologia foi empregada como a base para a solução de problemas relativos a derramamentos de óleo, alcançando o maior deles, os vazamentos de petróleo em alto-mar, tema da nossa pesquisa. Assim sendo, associamos as nanopartículas magnéticas ao petróleo, de modo a tornar o composto magnetizável, permitindo, posteriormente, sua remoção”, destacam as alunas.

Confira os demais projetos finalistas da “Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Visual Glasses 3.0 (campus Leopoldina)

Autores: Eduarda Araujo Carvalho, Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra (orientadora), João Pedro Polito Braga (coorientador), Ronald de Aguiar Modesto (coorientador)

Protótipo de um sistema gestor de leitura automatizado para o setor elétrico (campus Leopoldina)

Autores: Vinícius Latini Gonçalves, Gustavo da Silva Monteiro, João Victor Manhães Senra, Felipe Laure Miranda (orientador), Luís Augusto Mattos Mendes (coorientador)

Processo criativo em palavra e imagem no diário íntimo de Frida Kahlo: contribuições teóricas e artísticas (campus Contagem)

Autores: Barbara Vitória das Chagas Lancuna, Miguel Viana Soares, Yara dos Santos Augusto Silva (orientadora)

Desempenho em leitura e variáveis socioeconômicas (campus Contagem)

Autoras: Bárbara Porto Castro, Dafne Antunes Silva, Giovanna Burgarelli Garbaccio, Suelen Érica Costa da Silva (orientadora), Priscilla Tulipa da Costa (coorientadora)

O léxico dos falantes de Minas Novas, Baixa Quente e Nagô (campus Contagem)

Autoras: Ana Clara Alves Santana, Suelen Érica Costa da Silva (orientadora), Priscilla Tulipa da Costa (coorientadora)

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG