MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Inauguração da Sala de Artes da Unidade Contagem

Terça-feira, 9 de julho de 2019

Na última quinta-feira, dia 4 de julho, a unidade Contagem celebrou a inauguração de um relevante espaço de ensino/ aprendizagem: a sala de Artes. Esse novo ambiente foi projetado como uma sala atelier, com o intuito de proporcionar condiçInauguração Sala de Artes Contagem (6)ões favoráveis à educação pela arte, isto é; estimular e desenvolver o conhecimento, a sensibilidade e o talento artístico dos alunos.

A construção da sala de Artes representa para os estudantes e para a professora de Artes Yara Augusto, responsável pelo projeto, uma grande conquista que foi pouco a pouco se tornando realidade. “Recentemente, a unidade ganhou um novo campus, o que descortinou novas perspectivas e permitiu a reorientação da prática desenvolvida na área disciplinar. Com amplo engajamento discente, buscamos conceber um espaço lúdico, atraente e funcional, que promova a experimentação criativa, o fazer artístico e uma formação cultural mais ampla para nossos alunos. Desde já, começamos a vislumbrar os frutos e as recompensas de nosso trabalho”, comenta a professora Yara.

Após a solenidade de inauguração, com a presença do diretor Gustavo Menezes, da Diretora adjunta Luana Braga e da coordenadora acadêmica de cursos Glenda Carvalho, foi realizado um evento comemorativo no auditório da unidade, em que os alunos mostraram suas habilidades em apresentações de diferentes modalidades artísticas, como dança, música, poesia e mais.

Além disso, os alunos do 1º ano do Ensino Médio Técnico dos cursos de Controle Ambiental, Informática e Eletroeletrônica criaram uma instalação artística composta de mais de 1200 origamis de pássaros (tsurus), que parte do térreo até o quarto andar do prédio, culminando no interior da sala de Artes. Trata-se de um modo simbólico de celebrar e agradecer a recente conquista. De acordo com a milenar tradição japonesa de produzir pequenas esculturas de papel por meio da técnica de dobradura – origami – fazer 1000 tsurus traz prosperidade, boas vibrações e felicidade. Com a instalação, os alunos estendem seus bons votos a toda a comunidade escolar.

Inauguração Sala de Artes Contagem (15)

Veja mais fotos aqui!