MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

2ª oficina – Improvisação teatral e outras metodologias aplicadas ao ensino de História

Terça-feira, 23 de abril de 2019

Unindo técnicas de improvisação teatral com conhecimentos da área de História, o grupo de pesquisa em Jogos para Ensino de Ciências e História realiza uma parceria com o professor WhatsApp Image 2019-04-15 at 16.32.44 (2)Sergio Della Guardia para um projeto inovador! O resultado, ao fim do projeto, será a criação de uma nova metodologia de ensino focada na autonomia, diversão e engajamento dos estudantes.

Inicialmente a equipe de alunos participantes está recebendo um treinamento personalizado para a execução do projeto. Após um primeiro encontro introdutório, para familiarização dos estudantes com os ideais do projeto, e conceitos básicos do teatro de improviso, os alunos começaram seu treinamento formal.

Na data 10/04/2019 foi realizada a segunda aula do curso de improvisação teatral ministrado pelo professor italiano Sergio Della Guardia, formado pela UMA Companhia de Belo Horizonte e pela Coffee Brecht de Napoli, na Itália. Os alunos presentes tiveram a oportunidade de expandir o conhecimento básico adquirido na primeira aula do curso, aprendendo mais técnicas para montar uma cena a partir de um “motor” aleatório inicial – uma palavra, um gesto ou até mesmo uma frase. No específico, o professor explicou como o correto revezamento entre “expansão” e “evolução” da narração pode contribuir significamente a uma cena cativante.

A data das apresentações será definida posteriormente, e o espetáculo será aberto para toda comunidade.

WhatsApp Image 2019-04-15 at 16.32.44WhatsApp Image 2019-04-15 at 16.32.44 (1)