MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG participa do Asteroid Day 2018

Segunda-feira, 18 de junho de 2018

De 23/06/18 a 30/06/18, o GEDAI CEFET-MG, Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi do CEFET-MG, irá participar do Asteroid Day (Dia Internacional do Asteroide) realizando diversas atividades sobre o tema em Minas Gerais.

asteroid-day-color-combination-black

O Asteroid Day é um evento em escala global criado em 2014 com a finalidade de aumentar o interesse público sobre os riscos de potenciais colisões com asteroides e incentivar o desenvolvimento de ações de mitigação e proteção de nosso planeta contra eventos catastróficos de larga escala.

A ONU reconheceu, em 2016, o dia 30 de Junho como o Dia Internacional do Asteroide, neste dia diversas instituições ao redor do mundo preparam eventos que explicam o risco de impacto que eles podem representar e o que podemos fazer para proteger nosso planeta, famílias, comunidades e futuras gerações quanto a colisões de asteroides.

A data foi escolhida em referência à queda de um grande objeto em Tunguska (Sibéria, Rússia), que em 30 de Junho de 1908 provocou uma gigantesca explosão destruindo cerca de 2.000 km² de vegetação, equivalente à área de uma região metropolitana, sendo considerado o maior impacto de um objeto cósmico na história recente da Terra.

Em 2017, o Brasil foi o país com o maior número de atividades do Asteroid Day em todo o mundo. Em 2018, o CEFET-MG irá participar desse grande evento mundial. As atividades serão coordenadas pelo prof. Geraldo Magela Couto Oliveira, atual coordenador estadual do evento e membro do projeto Exoss (exoss.org), uma rede nacional de observação e monitoramento de meteoros que conta com estações de monitoramento em diversos estados do Brasil e com parcerias em instituições no exterior.

Os detalhes do evento podem ser conferidos na página do GEDAI e do Asteroid Day.

Programação de atividades promovidas pelo GEDAI:

Belo Horizonte

28/06, às 19h30, no campus I

Palestra “Qual o real perigo da colisão de um asteroide ou cometa com a Terra?”, com Cristovão Jacques (CEAMIG, SONEAR, BRAMON) – Transmissão ao vivo pelo YouTube. Observação Astronômica.

30/06, às 18h, no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Palestra “Monitoramento de impactos lunares”, com Tiago Augusto Torres Moreira (Exoss). Observação astronômica – Para participar, é necessário fazer inscrição online.

Curvelo

28/06, das 13h às 20h, no campus Curvelo

Exibição de filmes. Palestra “Cometas, asteroides e meteoros: diferenças e probabilidade de impacto”. Observação astronômica.

Timóteo

23/06, às 18h, no campus Timóteo

Palestra sobre os pequenos corpos do Sistema Solar. Observação Astronômica.

Varginha

26/06, às 17h30, no campus Varginha

Palestra “Meteoros, meteoritos e asteroides: qual a diferença?”, com prof. Luiz Laercio Lopes.

Leopoldina

26/06 das 13h00 às 19h30, no campus Leopoldina

Exibição de filmes. Observação astronômica.

 

GEDAI – Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia