MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Biblioteca Universitária oferta acesso a bases digitais de livros

Segunda-feira, 6 de novembro de 2017

A Biblioteca Universitária do CEFET-MG continua, nesta semana, a comemoração do Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, destacando os serviços prestados à comunidade acadêmica.

Segundo o bibliotecário Wagner Moreira de Souza, a Biblioteca passou por um momento de crescimento nos últimos anos. Em parceria com as Diretorias de Planejamento e Gestão, de Educação Profissional e Tecnológica, de Graduação, e de Pesquisa e Pós-Graduação, foram investidos R$ 4.573.668,15 na aquisição de material bibliográfico, totalizando 13.064 títulos e 45.963 exemplares para o acervo de todas as Bibliotecas. O acervo é complementado com a oferta de bases de dados e e-books.

EBSCO

Estudantes e servidores do CEFET-MG podem acessar o conteúdo da EBSCO Information Services, que oferece bases de dados, livros, periódicos e revistas acadêmicas, além de uma ferramenta de descoberta versátil. O CEFET-MG possui acesso à Coleção eBook Academic Collection, uma coleção de e-books em texto completo nas principais áreas de pesquisa. Oferece mais de 150.000 e-books, incluindo títulos de principais editores universitários, como Oxford University Press, MIT Press, State University of New York Press, Harvard University Press entre outros. Editores acadêmicos adicionais incluem Elsevier, Ashgate Publishing, Taylor & Francis, Sage Publications e John Wiley & Sons.

O acesso pode ser feito em https://goo.gl/1gz8Dr.

Portal de Periódicos da Capes

A Biblioteca do CEFET-MG oferece ainda acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O acervo é composto por mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O CEFET-MG tem acesso pleno ao Portal de Periódicos Capes por meio de qualquer computador instalado nos campi da instituição, por meio do site http://www.periodicos.capes.gov.br. Também é possível acessar remotamente por meio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). As instruções para acesso remoto estão disponíveis no site do CEFET-MG.

Cuidados com o livro: preservar para não faltar

Os cuidados com o livro iniciam dentro da Biblioteca e se estendem durante o seu uso no empréstimo domiciliar e finalizam com a devolução na data prevista. Visando à conservação preventiva dos livros, a Coordenação de Biblioteca Universitária do CEFET-MG lança a campanha “Preservar para não faltar”, com orientações aos seus usuários.

Segundo Wagner de Souza, o objetivo desta campanha é sensibilizar a comunidade acadêmica para os cuidados necessários à conservação dos livros, visando combater hábitos de manuseio que provocam o desgaste dos acervos de nossas bibliotecas, resguardando também o patrimônio cultural e científico da instituição. Entre as orientações estão:

• evite comer e beber perto das obras;
• não rasgue ou recorte folhas, figuras e capítulos de livros;
• não sublinhe o texto dos livros, mesmo que a lápis;
• utilize marcadores de páginas, evite dobrar e marcar páginas com objetos como clips, lápis e caneta, para não deformar o papel;
• evite passar o dedo na língua para virar a página, porque a saliva é ácida e com o tempo deteriora o papel.;
• não cole fitas adesivas, pois com o tempo, amarelam o papel, podem danificar o texto e são de difícil remoção. Quando necessário o conserto, comunique o problema no momento da devolução;
• lembre-se que a exposição dos livros à luz solar, à chuva ou ao calor prejudicam a conservação do papel e facilita o desenvolvimento de micro-organismos;
• a maneira correta de retirar o livro da estante é empurrar os volumes laterais e retirar o desejado pelo meio da lombada;
• evite fumar perto das obras quando essas estiverem sob sua responsabilidade. A fumaça do cigarro e as cinzas amarelam e mancham os livros, além do odor desagradável que fica no material.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG
Com informações da Biblioteca Universitária / CEFET-MG