MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEPE define retomada do calendário escolar de 2016

Segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do CEFET-MG (CEPE) determinou, nessa quinta-feira (22), a retomada do calendário escolar do ano 2016. Segundo a Resolução CEPE-25/16, em seu Art. 2º, serão convalidadas as atividades letivas e avaliações ocorridas entre a data de suspensão dos calendários escolares nas Unidades Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Nepomuceno e Timóteo e a data de publicação da Resolução CEPE-24/16.

O CEPE também definiu que os calendários escolares das Unidades Araxá, Divinópolis, Leopoldina e Varginha estão mantidos, uma vez que não houve paralisação de atividades docentes. Dessa forma, o ano letivo terá início em 1º de fevereiro de 2017, sendo que as aulas dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio começarão em 6 de fevereiro e as da Graduação e da Pós-Graduação no dia 20 do mesmo mês.

Na Unidade Curvelo, as aulas serão retomadas no dia 9 de janeiro de 2017 para complementação do ano letivo de 2016. Sendo assim, as férias docentes serão suspensas e remarcadas oportunamente, atendendo proposta apresentada pela Diretoria da Unidade (Memo. 109/2016, de 19 de dezembro de 2016). O calendário escolar 2017 em Curvelo será iniciado em 20 de fevereiro para os cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Graduação.

Em Nepomuceno e Timóteo, as atividades serão retomadas em 30 de janeiro de 2017 para conclusão do ano letivo de 2016. Com isso, em 2017, as aulas serão iniciadas em 20 de fevereiro para os cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Graduação.

Nas Unidades Belo Horizonte e Contagem, as atividades serão retomadas em 23 de janeiro de 2017, a fim de concluir o ano letivo de 2016. As férias dos docentes serão interrompidas e oportunamente reagendadas. Com a retomada das atividades letivas em Belo Horizonte, os dias de 23 a 30 de janeiro serão dedicados às aulas, e de 31 de janeiro a 6 de fevereiro deverão ocorrer as Avaliações Somativas (ASs), com entrega a entrega do diário no dia 7 de fevereiro, quando será iniciado o período de recuperação escolar. O período de 13 a 18 de fevereiro será reservado para as matrículas referentes ao ano letivo de 2017, que se inicia no dia 20 de fevereiro para os cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, da Graduação e da Pós-Graduação.

Casos omissos e eventuais conflitos referentes à regularização das atividades letivas serão resolvidos pelos Colegiados de Cursos e respectivos Conselhos Especializados.

As diretorias de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (DEPT) e de Graduação (DIRGRAD), em conjunto com as Diretorias das Unidades, detalharão os novos calendários acadêmicos nos próximos dias.

Distribuição de pontos

O CEPE também aprovou a Resolução 26/16, que determina a antecipação da distribuição dos pontos do 4º bimestre do ano letivo de 2016 para os alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio que tenham sido aprovados em processo seletivo para ingresso no Ensino Superior em 2017.

Saiba mais

Resolução CEPE-25/16 – Dispõe sobre a regularização das atividades letivas suspensas
Resolução CEPE-26/16 – Dispõe sobre a distribuição de pontos aos estudantes aprovados em cursos de graduação
Resolução CEPE-27/16 – Dispõe sobre os calendários escolares do ano de 2017

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG